Página inicial > Notícias > Aula Inaugural: Mulheres Mil

Aula Inaugural: Mulheres Mil

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 16h24 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h50

Aula inaugural marca retorno dos cursos do Programa Mulheres Mil em Machado

Imagem do WhatsApp de 2024 04 16 às 21.13.26 03a9be9dPara marcar a retomada da oferta de cursos do Programa Mulheres Mil, uma aula inaugural foi realizada no Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado, na terça-feira, 16 de abril. Os cursos de Costureira de Máquina Reta e Overloque, Maquiadora e Cuidadora de Idosos receberam cerca de 80 mulheres para início das aulas. As capacitações terão 160 horas na modalidade presencial.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, a diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Michelle Marques, o diretor de Extensão do Campus Machado, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, a coordenadora-geral do programa, professora Isabel Teixeira, do Campus Poços de Caldas, e a coordenadora-adjunta, professora Kárita Mota.

Ao se dirigir às participantes, Aline Manke, diretora-geral do Campus Machado, compartilhou com as mulheres a fábula da lagarta e da borboleta, WhatsApp Image 2024 04 24 at 12.02.37 3ilustrando como é possível transformar sonhos em realidade quando as pessoas estão dispostas a trabalhar por si mesmas. Para a professora, é fundamental que as mulheres estejam sempre acompanhadas por pessoas que as apoiem.

A diretora de extensão do IFSULDEMINAS, Michelle Marques, expressou sua profunda gratidão ao Campus Machado pela adesão e participação nas ações institucionais. Ela enfatizou o potencial da mulher, destacando a importância de sua ocupação em diversos lugares. Em seu discurso, abordou, ainda, o tema do cuidado, reconhecendo que muitas vezes as mulheres se dedicam intensamente aos cuidados com os filhos, companheiros e pais, frequentemente negligenciando sua própria saúde e bem-estar. Apresentou o curso como uma oportunidade de autocuidado e encorajou as alunas a construírem uma rede de apoio mútuo, fortalecendo assim sua jornada ao longo do curso.

A professora Márcia Bem está pronta para atuar no Programa "Mulheres Mil". Segundo relatou, o início das atividades foi uma surpresa gratificante para todas as participantes. "A atenção dedicada ao evento, refletindo um cuidado humanizado por parte da coordenadora Kárita Mota, foi evidente em todos os detalhes, com uma abordagem lógica e motivadora."

A professora Kárita também conversou com as participantes, compartilhando sua história de vida como a primeira mulher de três gerações a conquistar um doutorado. Ela transmitiu uma mensagem encorajadora: “Desejo a vocês muita força, determinação e fé, pois cuidaremos do resto aqui.”

Expectativa das participantes

WhatsApp Image 2024 04 24 at 12.02.36 1Vitória Bianca Fernandes Isidoro foi selecionada para participar do curso de Cuidador de Idosos e esteve presente na aula inaugural. Entre os pontos mais importantes, ela destacou a oportunidade de conhecer não apenas os professores, mas também seus colegas que fazem parte do Programa Mulheres Mil. Durante o evento, Vitória teve a chance de se familiarizar com a estrutura do curso. Impressionada com a preparação e organização, elogiou especialmente o cuidado demonstrado em diversos aspectos, como a distribuição de materiais, o transporte fornecido e o incentivo financeiro oferecido aos participantes.

"Escolhi o curso para que, mais para frente, eu possa mostrar o que aprendi e poder trabalhar", conta Tassiana Macone Martins de Almeida, selecionada para participar do curso de Costureira de Máquina Reta e Overloque.

Todos os cursos terão aulas no período noturno de segunda a quinta-feira. O curso de Costureira acontecerá em uma Fábrica de Costura situada no Distrito de Douradinho. Já os cursos de Maquiadora e Cuidadora de Idosos no Centro Tecnológico Profissionalizante de Machado (CTP), localizado no Imagem do WhatsApp de 2024 04 16 às 21.13.06 e5f18932Prédio da Prefeitura.

Sobre o programa

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus Machado