Página inicial > Notícias > Palestra: Implantação da LGPD nas Empresas

Palestra: Implantação da LGPD nas Empresas

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 08h51 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 09h27

Palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) orienta estudantes do curso de Administração

DSC 0104 1“Implantação da LGPD nas empresas” foi o tema de uma palestra realizada na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, no Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado. O evento foi organizado pela professora Bárbara Negrini para os estudantes do Bacharelado em Administração.

A advogada Maria Gabrieli Costa Carvalho explicou aos estudantes que, para implementar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é preciso compreender a abrangência dos dados aos quais a legislação se refere. A profissional apresentou exemplos práticos do uso indevido de dados, como o caso de uma farmácia que solicita o CPF para oferecer descontos. Ela esclareceu que a farmácia não solicita o documento para conceder descontos, mas sim com o objetivo de identificar o perfil do cliente com base em suas compras. No entanto, ressaltou que o cidadão não é obrigado a fornecer essas informações, exceto em casos relacionados à saúde

DSC 0086A advogada também alertou os estudantes sobre a importância do consentimento dado a cada situação, como permitir o acesso de aplicativos e inserir dados pessoais em plataformas. Além disso, enfatizou que todas as instituições com fins lucrativos devem implementar uma política para proteção de dados, mesmo que esse processo seja lento e desafiador.

"Gostei muito da palestra", comentou a estudante Natália Cabral Inaba. Para ela, trazer exemplos atuais facilita o entendimento sobre o tema e chama a atenção do público. Natália contou que na empresa onde trabalha as regulamentações da LGPD já estão sendo aplicadas, o que despertou ainda mais seu interesse pelo tema. "No ramo empresarial, é muito importante estar por dentro de questões legislativas." A estudante relata que, ao final do evento, ainda teve a oportunidade de conversar com a palestrante.

Para a aluna Giovanna Ferreira Cardoso, o conteúdo da palestra foi muito útil, pois trata de assuntos extremamente relevantes. "A palestra sobre a LGPD foi riquíssima em conhecimento, além da  palestrante ser muito dinâmica nos temas abordados  e ter uma fala impecável."

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado