Página inicial > Notícias > Notícias - Capacita > Parceria e Compromisso Social

Parceria e Compromisso Social

Publicado: Sábado, 13 de Abril de 2024, 14h23 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 18h53

Projeto leva capacitação profissional a todas as regiões do país

WhatsApp Image 2024 04 15 at 12.34.05No início deste ano, a Secretaria de de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assinaram um Termo de Adesão para implantar o Projeto Capacita em Rede em todo o país.

O objetivo principal do projeto é gerar transformação por meio da qualificação e fortalecer as organizações populares em uma rede de articulação nacional. O Capacita em Rede irá ofertar 19 mil vagas em cursos de capacitação em todo o país, por meio das regionais (Dioceses) da Confederação.

O MEC, por meio da Setec, viabilizou o recurso para implantação e execução do projeto, enquanto a CNBB ajudará na execução, por estar inserida nas comunidades que receberão os cursos. Já o IFSULDEMINAS, com sua experiência, ficará responsável por toda logística de estruturação dos cursos, contratação de profissionais, elaboração dos programas pedagógicos de cursos, bem como da certificação dos alunos.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, ressaltou a importância de ampliar a capacitação em cursos de pequena duração que podem mudar a vida das pessoas e devolver-lhes a esperança. “Temos relatos de pessoas que estavam desiludidas e após uma oportunidade no Capacita Sul de Minas encontraram um novo sentido para suas vidas e agora teremos a chance de estender essas oportunidades", reforçou.

Já o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, destacou a importância do poder público atuar principalmente para melhoria de qualidade de vida das pessoas, sobretudo na geração de renda, "A Setec leva muito em conta a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, e as políticas de favorecimento de capacitação dentro da qualificação profissional são extremamente necessárias nesse sentido. E é importante encontrar bons parceiros na ponta que efetivam essa ação, esse apoio é essencial", destacou.

O Capacita em Rede é coordenado pelo Campus Machado, que aceitou o desafio. Para a diretora Aline Manke Nachtigall, os Institutos Federais desempenham um papel fundamental na promoção da qualificação profissional por meio de cursos de curta duração, que são essenciais em um cenário de constantes mudanças de demandas do mercado de trabalho e rápida evolução tecnológica. "Com a parceria firmada, poderemos unir a educação tecnológica com valores de solidariedade e inclusão, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas", ressaltou Aline.