Página inicial > Notícias > Notícias - Capacita > 19 mil profissionais

19 mil profissionais

Publicado: Sábado, 13 de Abril de 2024, 14h17 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 21h03

IFSULDEMINAS se prepara para iniciar os cursos do Capacita em Rede

Gráfico Capacita 3As aulas do Projeto Capacita em Rede devem se iniciar no próximo mês (maio) nas regionais Nordeste 3 e Oeste 2. Serão ofertados os cursos escolhidos pelas regionais de acordo com a demanda local, dentro de um portfólio disponibilizado pelo IFSULDEMINAS.

A regional Nordeste 3 optou por cursos como eletricista básico, agricultor orgânico, primeiros socorros, pedreiro, entre outros. Já a regional Oeste 2 deu prioridade aos cursos da área administrativa.

Todos os cursos terão duração de 50 horas. Essa foi uma exigência da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que se preocupou em preparar os alunos para já atuarem profissionalmente assim que concluírem o curso.

As aulas devem ocorrer de segunda a sexta-feira, em 3 horas diárias, assim, os alunos devem concluir o curso dentro de um mês. Todas as aulas serão presenciais, ministradas em local disponibilizado pelas regionais.

Os cursos também irão fomentar a oferta de trabalho temporário nas regiões, pois serão contratados instrutores e apoios locais em todas as comunidades. Tanto a seleção desses profissionais quanto dos alunos se dará por meio de edital conduzido pelo IFSULDEMINAS.

De acordo com a coordenadora adjunta Paulize Honorato Ramos, “Estão previstos 40 cursos por regional, a CNBB possui 19 regionais, assim, a previsão final é a oferta de 760 cursos, formando 19.000 novos profissionais”.