Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Semana Global de Empreendedorismo
Início do conteúdo da página

Semana Global de Empreendedorismo

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 15h54 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 07h39

Campus Machado reúne empresários na 2ª Roda de Conversa durante a Semana Global de Empreendedorismo 

 

DSC 0683No dia 1º de dezembro, o Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado sediou a 2ª Roda de Conversa da Semana Global de Empreendedorismo. O evento reuniu empresários locais com o propósito de inspirar e conectar os alunos . A Semana Global de Empreendedorismo é uma ação simultânea em vários países. Neste ano, contou com a organização de 841 cidades no Brasil para realizar 7.086 atividades. Desse total, 4.794 eventos ocorreram em Minas Gerais, o estado mais engajado na iniciativa.

Na roda de conversa, estiveram presentes empresários como Marina Carvalho, CRO da provedora de internet Axnet; Francisco Caixeta Neto, CEO da Academia Cia do Corpo; Fábio Teodoro, diretor comercial da Transportadora JFW; Cleidisson Oliveira, fundador da Terra Fértil; Miro Falcão, fundador da empresa Falcão Tintas e atual prefeito de Campos Gerais; Luiz Gonzaga, sócio da Cerâmica Serrania e prefeito da cidade de Serrania.DSC 0608

A ação foi organizada pelos professores Emerson Carvalho, coordenador do curso Técnico em Manutenção e Suporte, e Dayanny Lopes, coordenadora do curso Técnico em Vendas. As atividades foram abertas pela professora Aline Manke, diretora-geral do Campus, que agradeceu aos servidores empenhados para o sucesso do evento. Ela DSC 0594encorajou os estudantes a aproveitarem ao máximo o bate-papo, pois os empresários presentes aceitaram compartilhar experiências de superação. "Dediquem-se para se tornarem os profissionais que desejam ser".

Cleidisson Oliveira compartilhou um dos principais desafios ao longo de sua trajetória, enfatizando a importância da administração. Segundo o profissional, há uma percepção equivocada de que o aumento de receitas equivale à riqueza, porém, a má gestão dos gastos frequentemente conduz ao endividamento. O empreendedor, atuante no comércio de insumos agrícolas e consultoria, ressaltou essa questão como recorrente em sua área nos últimos tempos, especialmente durante a pandemia.

Francisco Neto demonstrou que todo empreendedor começa de alguma forma, usando os recursos disponíveis. Ele compartilhou sua primeira experiência empreendedora quando, ainda criança, decidiu vender picolés com a ajuda de um primo. Embora tenha sido um empreendimento fracassado, já que consumia mais picolés do que vendia, essa experiência mostrou-lhe caminhos que seguiria mais tarde. Graduado em Educação Física, começou como personal trainer e fundou sua rede de academias. Enfrentou desafios para manter o negócio e continuar crescendo, mesmo durante o período mais crítico para o setor: a pandemia. "Iniciei com um sonho, superei desafios e transformei ideias em ações. Espero que minha história sirva de inspiração e aprendizado para quem deseja criar algo significativo. Um dos meus sonhos é inspirar pessoas a trilharem seu próprio caminho empreendedor", compartilhou.DSC 0646

De funcionário a empresário, Miro Falcão falou sobre sua jornada de superação diante de numerosos desafios, o que culminou na fundação da Falcão Tintas. Atualmente, ele ocupa o cargo de prefeito na cidade de Campos Gerais. Miro falou sobre a importância de aproveitar DSC 0649oportunidades e ser humilde durante a jornada. Por vários anos, trabalhou e estudou simultaneamente. Em determinado momento, seu empregador ofereceu-se para custear um curso na área de Química, e ao abraçar essa oportunidade, tornou-se colorista. Anos depois, fundou sua própria empresa nesse setor.

Resiliência e oportunidades foram palavras frequentes no discurso do empresário Fábio Theodoro. Começando como vendedor e representante comercial, agarrou todas as oportunidades que surgiram. Diretor comercial da JFW Transportadora, ele acredita que o sucesso da empresa veio da credibilidade e comprometimento da equipe. "Quanto mais difícil fica, mais oportunidades surgem. A dificuldade gera crescimento; a bonança, comodismo. Se você se dedica e é comprometido, o sucesso virá."

Luiz Gonzaga também começou com garra, sócio de uma cerâmica, transitou da iniciativa privada para o setor público, do empreendedorismo para a carreira DSC 0617docente e, então, para a gestão pública. Obstinação marcou sua jornada, destacando sua resiliência diante de desafios e a responsabilidade de liderar negócios e ideias. "Vale a pena; é assim que mudamos nossa própria vida, a vida daqueles que trabalham conosco e da sociedade."

Marina Carvalho, a única mulher na mesa, contribuiu com sua jornada empreendedora. Além de empresária fundadora de um provedor de serviços de internet, é mãe de duas filhas e superou grandes desafios para equilibrar a vida profissional e pessoal. A disciplina foi fundamental para superar as dificuldades. Ela aconselhou os estudantes a estarem abertos às oportunidades, pois considera que ainda é cedo para eles saberem exatamente o que desejam.DSC 0620

Para Lorena Ferreira Borges, estudante de Administração, o incentivo é essencial para começar a empreender. "Todos os palestrantes se destacaram por serem diferentes em algum sentido e conseguiram enxergar oportunidades onde muitos não viam. Para DSC 0666nós que estamos começando, ter alguém para incentivar e mostrar sobre os aprendizados e dificuldades é muito importante."

"O evento de empreendedorismo foi incrível! Fiquei realmente impressionado com a mensagem inspiradora de não desistir e também com os alertas sobre os cuidados necessários na área. Aprendi bastante e estou motivado a aplicar esses conhecimentos no meu dia a dia", compartilhou Willian Silvestre, aluno de Sistemas de Informação.DSC 0626

“O evento teve um objetivo muito importante, principalmente na área da administração. Ouvir experiências reais de empresários conhecidos e próximos da gente nos faz ter um contato verdadeiro com a Administração”, relatou a aluna Giovana Ferreira Cardoso, do curso de Administração.

A professora Dayanny Lopes considerou o evento inspirador. "Apresentar as experiências de empreendedores bem-sucedidos no mercado é estabelecer uma conexão entre teoria e prática, inspirando nossos alunos a procurarem sempre oportunidades além da sala de aula."

 

 

 

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página