Página inicial > Notícias > Prova 2024/1

Prova 2024/1

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 14h28 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 08h51

Cerca de 900 candidatos comparecem ao Campus Machado para as provas do Vestibular 2024/1º

DSC 0014No domingo, 10 de dezembro, o  IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu cerca de 900 candidatos para o Vestibular de cursos técnicos e superiores. Muitos chegaram ao campus antes das 8h para se localizarem nas salas designadas para a aplicação dos exames. Às 8h45, os candidatos receberam os testes, com tempo até 12h45 para completá-los. Após uma hora, puderam sair das salas com seus cadernos de prova.

Aproximadamente 18% dos inscritos não compareceram à prova. Os gabaritos estão disponíveis para conferência (clique no link) e o prazo para recursos contra o gabarito permanece aberto até 13 de dezembro, às 17h59. Débora Jucely Carvalho, coordenadora da Comissão de Processo Seletivo (Copese) do Campus Machado, relatou que tudo transcorreu conforme o planejado, com poucas ocorrências.

DSC 0036A prova para o Técnico Integrado abrangeu 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Já o exame para os cursos superiores incluiu questões de Matemática, Língua Portuguesa, Química, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira e Redação. Dos inscritos, 7 candidatos solicitaram atendimento especial, como provas ampliadas, leitores, tempo extra, entre outros. A prova também exigiu a produção de uma redação, que teve como tema “O combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil".

A Comissão de Processo Seletivo (Copese) do Campus Machado DSC 0038contou com a colaboração de cerca de 100 pessoas para a aplicação das provas.  Para que esta etapa do processo seletivo ocorra, há um trabalho intenso que envolve recepção, orientação, aplicação da prova, fiscalização e supervisão dos trabalhos.

A servidora Bruna Machado supervisionou a aplicação de provas para candidatos do ensino superior. Apesar do grande fluxo durante o dia, ela considerou o processo bastante organizado. A sala em que atuou foi a primeira do nível superior a finalizar o exame; o último candidato saiu às 12h19.

Sheila Alves Rezende é profissional de atendimento educacional especializado. Durante este vestibular, ela atendeu a uma das candidatas que necessitavam desse suporte. Sheila destacou que a jovem demonstrava grande ansiedade e agitação, especialmente em relação à prova de redação. "Durante a avaliação, pedi que se mantivesse calma e confiasse em seus conhecimentos, oferecendo técnicas de respiração para ajudar a acalmar seus ânimos." Após concluir o exame, a candidata agradeceu pelo suporte do atendimento educacional especializado, afirmando que foi crucial para sua performance na redação e na prova como um todo.

Distribuição de vagas

O campus terá, no início de 2024, cerca de 600 vagas distribuídas da seguinte forma: 245 para os cursos técnicos integrados, 50 para os técnicos subsequentes e 250 para os cursos superiores, sendo que 20% das vagas são reservadas ao SISU. Dos inscritos nos cursos superiores, 427 candidatos optaram por fazer a prova no último domingo; os demais utilizaram a nota do Enem. As 50 vagas destinadas aos cursos técnicos subsequentes serão preenchidas mediante análise do histórico escolar dos candidatos.

Expectativas

DSC 0050Um dia agitado no campus, repleto de candidatos ansiosos para conquistar uma vaga. Gustavo Iran Mendes está prestes a concluir o curso Técnico em Alimentos no Campus Machado e fez a prova para ingressar em uma formação superior na mesma área. Inicialmente influenciado pela família e sem conhecimento prévio sobre alimentos, acabou se encantando pela área. "Meu sonho é poder ensinar sobre essa paixão."

DSC 0024Roberta Bernardes veio de Boa Esperança para prestar vestibular de Agronomia em Machado, apresentada ao curso por uma amiga que já estuda no campus. Sthefany Rodrigues também realizou o exame e optou por Ciência e Tecnologia de Alimentos, movida por seu contínuo interesse nessa área.

DSC 0039O curso de Técnico em Informática despertou o interesse de Nicolle Oliveira, natural de Machado, que sempre se identificou com a área e está confiante no resultado, considerando a prova fácil.

DSC 0053Tiago Costa Leite, próximo da conclusão do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Machado, fez a prova para Engenharia da Computação no Campus Poços de Caldas. Escolheu o curso por afinidade com a área e proximidade familiar, ressaltando a qualidade do ensino da instituição. Ele achou a prova desafiadora, com questões variadas em dificuldade.

DSC 0052Érick Natan Alves, prestes a concluir o curso Técnico em Alimentos no Campus Machado, planeja ingressar na Licenciatura em Geografia no Campus Poços de Caldas. Seu objetivo é tornar-se professor na área que mais lhe atrai, Geografia. Ele considera a prova abrangente em conteúdo, mas está confiante em seu desempenho.

DSC 0048Davis Cabral, de Campo do Meio, fez o vestibular para Pedagogia e está confiante em seu desempenho. Descobriu o curso em sua cidade e notou a presença significativa de homens na sala. Verônica Andolfo, também candidata para Pedagogia, escolheu o curso devido ao trabalho como monitora em uma creche, buscando oportunidades. Ela achou a prova desafiadora, considerando o tempo desde sua saída da escola.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado