Página inicial > Notícias > COY e SIC 2023

COY e SIC 2023

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 13h59 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 14h17

Campus Machado se destaca no Coffee of the Year e na Semana Internacional do Café (2023)

DSC 0864A etapa final do prêmio "Coffee of the Year (COY) 2023" aconteceu de 8 a 10 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. O concurso, que reuniu os melhores cafés do Brasil, provenientes de diversas regiões do país, recebeu um total de 536 inscrições de 22 regiões brasileiras. Dentre essas inscrições, 180 amostras se destacaram, entre arábica e canéforas.

O COY é um dos concursos mais importantes para avaliar a qualidade de cafés no Brasil. A coordenação está a cargo do professor Leandro Carlos Paiva, diretor do Polo Embrapii - IFSULDEMINAS, com o apoio de estudantes do Campus Machado, integrantes do Núcleo de Qualidade do Café (Nequali). “Eles se envolveram desde o início; receberam as amostras, catalogaram, realizaram as DSC 0917torras e as apresentaram ao corpo de juízes para avaliação dos cafés. Neste processo, aprendem desde a classificação até a qualidade, principalmente questões sobre torra e prova desses cafés”, explicou em entrevista à Rádio Estação Cultura FM.

O concurso se desenvolve em duas etapas: as primeiras provas ocorreram na Cafeteria-escola do IFSULDEMINAS - Campus Machado, entre os dias 09 e 12 de outubro, com a participação de diversos provadores reconhecidos. As avaliações são feitas por 15 provadores, há profissionais do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Espírito Santo para compor um corpo mais eclético de juízes. Durante as avaliações, os alunos podem interagir com os profissionais, tirar dúvidas e aprender sobre a área.

Nesta fase, foi realizada uma nova seleção, destacando-se as 65 melhores amostras. Na Semana Internacional do Café realizada em Belo Horizonte, 15 dessas amostras foram provadas por compradores e pelo público em geral para a classificação e premiação.

WhatsApp Image 2023 11 17 at 08.55.27Para a etapa final do concurso, em Belo Horizonte, viajaram 20 estudantes do Técnico em Agropecuária e Agronomia, que integram o Nequali. Luís Henrique Santos Nogueira teve sua primeira experiência na Semana Internacional do Café. Para ele, o concurso foi o ponto de partida para sua jornada no universo do café, possibilitando aprender com os colegas e demonstrar o seu potencial para conquistar a confiança do público e valorizar os produtos.

Luís relatou ter conhecido novas tecnologias e provado cafés de alta pontuação e qualidade excepcional. “Foi um prazer imenso participar da Semana Internacional do Café”, comentou. Ele ajudou a preparar mesas para o Cupping e auxiliou o público a apreciar locais que permitem às empresas e aos interessados adquirirem cafés de qualidade.

“Com certeza, a SIC é um evento maravilhoso!”. Giovana Cunha, estudante de Agronomia, participa pela terceira vez e afirma que a cada WhatsApp Image 2023 11 17 at 13.46.41ano a emoção de fazer parte da principal feira de cafés do Brasil aumenta. Para ela, a melhor parte do evento é a organização do “Coffee Of The Year”, onde tem a oportunidade de receber as amostras, participar da torra, da prova e da avaliação dos cafés. “Quando vemos a premiação e a felicidade dos produtores com o resultado, sentimos gratidão por participar disso”, relatou Giovana.

A estudante Laura Vitória Soares Silva também esteve na Semana Internacional do Café. A aluna, que atuou junto ao NEQUALI na organização do COY, considerou incrível a experiência de presenciar a premiação dos produtores no último dia da SIC.  “Dá uma satisfação imensa ver que a gente organizou tudo em um evento tão importante”. A aluna destacou a beleza e a organização da feira e dos estandes. “Para os amantes do café, não há experiência melhor”.

“Participar do evento foi incrível!”, comentou a estudante Joyce Nogueira, destacando que pôde explorar oportunidades únicas, conhecer diversas empresas, inovações e participar de campeonatos. Para ela, o momento mais marcante foi a premiação do COY. “Tenho muito orgulho em dizer que organizamos um dos maiores concursos de qualidade do Brasil. Ver a alegria dos produtores vencedores nos fez perceber que, como equipe NEQUALI, realizamos esse concurso com imenso sucesso e paixão. É verdadeiramente gratificante! Foi uma experiência única.”

Interações

WhatsApp Image 2023 11 17 at 13.47.12“Foi bom demais participar das rodadas de cupping na @semanainternacionaldocafe, muitos cafés com perfis diferentes de regiões diferentes do país. Parabéns @leandrocarlospaiva e toda equipe em selecionar e mostrar os melhores cafés do Brasil para o público”, postou nas redes sociais o perfil da propriedade 'Sítio Vargem Grande', que conquistou o 8º lugar na categoria café arábica.

“Celebrando a Semana Internacional do Café com um reencontro incrível! Satisfação em compartilhar momentos especiais ao reencontrar amigos do IFSULDEMINAS - Campus Machado!”, publicou o egresso de Agronomia do Campus Machado, Ronaldo Nogueira, em suas redes sociais.

Saiba mais sobre o Coffee of the Year!

Confira o resultado final da edição 2023

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/Divulgação

Coffee of the Year (COY) 2023