Página inicial > Notícias > Curso de Drone

Curso de Drone

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 11h05 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 13h53

Integrantes do GEPA participam de capacitação para aprender a operar drones

DSC 0669Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, estudantes de Agronomia, do IFSULDEMINAS - Campus Machado, que integram o Grupo de Estudos de Pesquisas Agronômicas (GEPA), participaram de uma capacitação para Operações Básicas de Drones. O conteúdo foi dividido em aulas teóricas e práticas nas dependências da instituição e do Sítio Esperança localizado no Bairro dos Ritas, em Machado.

Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar - Minas), o curso foi ministrado pelo instrutor Samuel Paiva Magia e articulado pelo professor do Campus Machado, Eduardo Carvalho Dias. Dentre as aplicações da ferramenta tecnológica, a agricultura tem se beneficiado com diferentes possibilidades, como o monitoramento das lavouras, pulverização de defensivos, demarcação de plantio, medição de terras, entre outras.

DSC 0665“O curso de drone superou todas as minhas expectativas, foi mil vezes melhor do que imaginei!”, disse a estudante Amanda Bernardes, do 8° período de Agronomia.  A didática e dedicação do instrutor chamaram a atenção da aluna. A turma participou das aulas teóricas e práticas. Todos os participantes tiveram a oportunidade de manusear o equipamento.

O estudante Carlos Daniel de Carvalho, do 4° período de Agronomia, achou a experiência enriquecedora, pois pôde adquirir conhecimentos em agricultura de precisão, além de estreitar laços com os colegas. “Estamos ansiosos por futuras parcerias com o SENAR nesta área inovadora”.

“Aprendi bastante sobre uma área que está crescendo muito”, conta o estudante Lucas Amaral Caixeta Ferreira, do 8° período de Agronomia, que ainda não havia entrado em contato com a área. De acordo com o aluno, o curso ensinou diferentes formas de utilizar drones na agricultura. “Com certeza eu recomendaria esse curso para outros estudantes e até produtores”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado