Página inicial > Notícias > NEAPO - Encontro de Intercâmbio

NEAPO - Encontro de Intercâmbio

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 09h42 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 09h48

NEAPO participa de encontro de intercâmbio de experiências agroecológicas do Sul de Minas e do Leste Paulista

Encontro de intercâmbio de experiências agroecológicas entre Sul de Minas e Leste Paulista Créditos foto Tatiana PlensIntegrantes do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Machado participaram, na última sexta-feira, dia 1º de setembro, de um encontro de intercâmbio entre organizações e experiências envolvidas com a agroecologia no Sul de Minas e no Leste Paulista, realizado no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. Estiveram presentes, no intercâmbio, representantes da Central de Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas (Orgânicos Sul de Minas), do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, e da secretaria operativa do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas.

Do Leste Paulista, participaram representantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); da Embrapa Meio Ambiente; da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI); do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); da Prefeitura de São João da Boa Vista; da Prefeitura de Águas da Prata; da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC); do assentamento Milton Santos, de Americana/SP; do Assentamento Marielle Vive, de Valinhos/SP; e do Assentamento Sumaré II, de Sumaré/SP.

Apresentação da experiência do NEAPO do IFSULDEMINAS Campus Machado Créditos foto Tatiana PlensO encontro faz parte das ações do projeto “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável: diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as Redes Agroecológicas do Leste Paulista e Sul de Minas”, realizado por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS e o IFSP. A primeira etapa do projeto, já concluída, consistiu na realização de levantamento, cadastramento e construção de um banco de dados, por meio da plataforma Agroecologia em Rede, de organizações e experiências envolvidas com a agroecologia no Sul de Minas e no Leste Paulista. A segunda etapa, em andamento, contempla a realização de dois encontros de intercâmbio para o conhecimento de organizações e experiências nesses territórios.

Neste primeiro intercâmbio, foram apresentadas as experiências do Sistema Participativo de Garantia (SPG) do Sul de Minas, da Casa Comunitária “Mãe Terra” sediada no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, do NEAPO, do NEA Raiz do Campo e do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas. Também foi realizada uma atividade de troca de sementes e uma visita ao Setor de Agroecologia do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

Ao final do dia, os participantes do Leste Paulista compartilharam as suas impressões e destacaram como a construção do conhecimento agroecológico no Sul de Minas tem se dado por meio de um diálogo de saberes entre agricultoras e agricultores, estudantes, técnicos e professores. “Vocês, de forma organizada, conseguiram implementar uma política que vem da base. Eu sai daqui muito realizado de ver isso acontecendo e só quero parabenizar”, comentou Matheus Grolla Martins, representante da ANC. “Vocês construíram aqui uma tradição, no sentido bastante capilar, com a sociedade, com as pessoas, de aprender também os conhecimentos populares” ressaltou também o Prof. Dr. Lincoln Amaral, coordenador do projeto pelo IFSP.

Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas