Página inicial > Notícias > Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 14h19 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 14h51

Campus Machado realiza ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente

3e7c2e45 73ad 4ac3 bf60 c987bde1679aEntre os dias 03 e 07 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Machado e a Prefeitura do município realizaram uma série de ações em comemoração à “Semana do Meio Ambiente”. No sábado, 03 de junho, os integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa Florestal (GEPF), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto Estadual de Floresta (IEF), realizaram o “3° Meio Ambiente na Praça”.

O evento ocorreu na Praça Antônio Carlos. Foi uma atração para todos os públicos, com exposição de plantas, sementes, madeiras, rochas, jardim sensorial e insetário. Os animais do Museu de Ciências Naturais também chamaram muita atenção dos visitantes, principalmente das crianças. As pessoas que passaram pelo evento puderam conhecer um pouco das atividades, que são desenvolvidas na área ambiental pelos estudantes e Grupos de Estudos do Campus Machado.

1df7fec5 c93c 45ac a6a4 9877047939f2O público também participou das oficinas realizadas, dentre elas Confecção de exsicatas; Construção de terrários; Identificação de árvores na praça; Produção de tintas naturais; Criação de abelhas meliponas; Construção de Composteira doméstica. Para as crianças, foram promovidas oficinas de pinturas no rosto, jogos e brincadeiras ambientais.

O IEF também expôs materiais para conscientização contra incêndios florestais, um grande problema que se agrava na estação seca do ano.

Também foi realizada a coleta de lixo eletrônico, de óleo de cozinha usado e papel,  além da doação de 500 mudas nativas, como graviola, pitanga, goiaba, jatobá, cedro, paineira, falso pau-brasil, dentre outras.

Semana do Meio Ambiente no Campus Machado

DSC 0386Ao longo da semana, as ações continuaram no Campus Machado, com a exposição dos resíduos coletados no projeto “Campus + Limpo”; Apresentação de abelhas e sua importância; Exposição de tintas naturais e criação de árvore digital; Exibição de protótipos de irrigação e estufa; Coleta de lixo eletrônico;  Outra ação foi o plantio de Ipê pelos alunos de curso de Administração, que se responsabilizaram pelo cuidado com as árvores.

Na terça-feira (06), houve uma mobilização entre alunos e servidores para coleta do lixo espalhado pela instituição e uma palestra sobre “Desperdício de Alimentos e Impacto Ambiental". O tema foi ministrado pela nutricionista do campus, Maria do Socorro Martinho Coelho. Para finalizar as ações, na quarta-feira (07), os alunos assistiram à palestra “Recursos hídricos, geração de resíduos e saneamento ambiental como base para regularização”.

Semana do Meio Ambiente nas Escolas Municipais

5d9f4d47 9747 4ee5 83db 1ae07dca8750De 30 de maio a 07 de junho, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Machado, em parceria com a Prefeitura Municipal, levaramm ações de Educação Ambiental para alunos das escolas Comendador Lindolfo, Carlos Legnani, Madre Carmem, Padre José e AMACA.

Estudantes e professores do curso organizaram exposições de plantas, sementes, madeiras, e animais do museu de ciências naturais nas escolas. As crianças puderam acompanhar, de perto, ações para o meio ambiente, despertando, assim, o interesse e o cuidado com a natureza.

Além de ajudar a organizar as atividades ambientais, a Prefeitura promoveu brincadeiras e serviu um lanche especial às crianças.

Texto: Assessoria de Comunicação do  IFSULDEMINAS - Campus Machado com  Informações da professora Sue Ellen Queiróz

Fotos: ASCOM - Campus Machado/Divulgação