Página inicial > Notícias > Programa Expedição

Programa Expedição

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 08h05 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 08h31

Estudantes do Campus Machado participam da 5ª edição do Projeto Expedição IFSULDEMINAS

DSC 0578Durante o período de férias de julho, entre os dias 25 e 29,  o programa institucional de extensão “Expedição IFSULDEMINAS” levou estudantes e servidores para diversas cidades da região. Ao todo, 5 equipes estiveram nas cidades de Areado, Dom Viçoso, Elói Mendes, Silvianópolis e Esmeraldas para realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local.

A cerimônia de acolhida das equipes e orientações para a viagem ocorreu no domingo, 24 de julho, no Campus Machado. Com as malas prontas, os voluntários partiram para execução do cronograma de atividades propostas para cada destino. Representando o Campus Machado, 7 estudantes dos cursos de Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e do Técnico em Enfermagem, acompanhados pela professora Sílvia de Cássia Serenini Prado, viajaram para a cidade de Esmeraldas.

DSC 0609Bruna Maria Francisco Gouvêa, Izabela Barbosa da Silva, Delcides Patricio de Paula Júnior, Wesley Silvério Pereira, Guilherme de Almeida Firme Leite, Ariel Elis Mamede de Assis e Lucas Eduardo Gonçalves Santana promoveram ações culturais e sociais, além de capacitações sobre educação, alimentação, meio ambiente e agricultura.

Ao longo da semana, a equipe utilizou o espaço da Secretaria Municipal de Educação para realização de cursos sobre Educação inclusiva, Agricultura sustentável, Marketing rural, Libras, Resíduos sólidos e Boas práticas na manipulação de alimentos. Também promoveram Oficina de reciclagem no CRAS - Santa Cecília; gincanas estudantis na Escola Mário Alves, Escola Sadi e Escola Marieta; o projeto “Baú da Memória” no Lar de Idosos; Cultivo de hortas na Apae; Festa Junina e Cinema na Praça.

Sobre o Programa Expedição IFSULDEMINAS

WhatsApp Image 2022 08 01 at 16.04.34 1O programa teve início em 2016. Desde então, 46 equipes participaram da ação e percorreram 24 cidades diferentes, totalizando mais de 16 mil km. No total, mais de 400 alunos e 80 servidores participaram da iniciativa. Com isso, atenderam a mais de 40 mil pessoas (direta e indiretamente).

As ações são propostas pelas equipes, incluindo alunos e servidores, para os municípios parceiros. Assim, pretende-se ampliar o bem-estar das comunidades na melhoria da saúde, do saneamento básico e da geração de renda, socializando conhecimento, capacitando e qualificando a população em diversas áreas como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras.

WhatsApp Image 2022 08 01 at 16.04.52A iniciativa estimula o trabalho solidário e voluntário, despertando a responsabilidade cívica nos estudantes, além de oferecer oportunidade para desenvolver o trabalho em equipe e a aplicação de conhecimentos práticos.

Texto: Ascom/ iFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom e Divulgação