Página inicial > Notícias > 2° Meio Ambiente na Praça

2° Meio Ambiente na Praça

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 11h11 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 07h59

Oficinas, exposições, jogos e brincadeiras ensinam sobre preservação ambiental no centro de Machado

WhatsApp Image 2022 06 04 at 20.36.21No último sábado, 04 de junho, para comemorar a Semana do Meio Ambiente, os integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa Florestal (GEPF), do IFSULDEMINAS - Campus Machado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Machado, realizaram o  2° Meio Ambiente na Praça. A ação envolve estudantes dos cursos dos cursos de Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas.

O evento, que ocorreu durante a manhã na Praça Antônio Carlos, no centro de Machado, foi uma atração para quem passeava pelo local e pôde visitar as exposições de plantas, sementes, madeiras, solos, rochas e insetário.

WhatsApp Image 2022 06 04 at 09.01.58Os animais do museu de ciências naturais também chamaram muita atenção dos visitantes, principalmente das crianças. Um microscópio possibilitou a visualização de células de plantas.

Foi uma oportunidade para as pessoas que passaram pelo evento conhecerem um pouco das atividades desenvolvidas na área ambiental pelos estudantes do campus.

O público também participou de oficinas que fizeram parte da programação do evento. Confecção de exsicatas; Construção de terrários; Compostagem doméstica; Identificação das árvores na praça e; Confecção de sabão com óleo de cozinha usado foram algumas das atividades que reuniram participantes de todas as idades.

WhatsApp Image 2022 06 06 at 16.08.16 2Jogos e brincadeiras sobre cuidados com o meio ambiente também agradaram ao público infantil. As crianças participaram de brincadeiras de colorir, pintar, montar flores, árvores e quebra-cabeças. Todas as atividades foram acompanhadas pelos estudantes do Campus Machado.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) também expôs materiais para conscientização acerca dos riscos de incêndios florestais, um grande problema que se agrava na estação seca do ano. Além dos trabalhos realizados na área de proteção ambiental  (APA) do Rio Machado.

Foram doadas 1 mil mudas nativas, como ipê, jatobá, cedro, paineira, copaíba, dentre outras. Durante o dia, foram coletados óleo de cozinha usado e lixo eletrônico.

Texto: Assessoria de Comunicação do  IFSULDEMINAS - Campus Machado com  Informações da professora Sue Ellen Queiróz

Conheça o 1º Meio Ambiente na Praça!