Página inicial > Notícias > Produção de álcool

Produção de álcool

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 09h10 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 08h51

Campus Machado recebe bebidas alcoólicas e perfumes para dar início à produção de álcool em gel

DSC 0530Na última quarta-feira, 07 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu o segundo lote de bebidas alcoólicas e perfumes doados pela Receita Federal para dar início à produção de álcool 70%. O processamento está sendo feito no laboratório de Destilação, que recentemente foi ampliado, reformado equipado com a ajuda de recursos recebidos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). No local, funciona a Cervejaria do campus, onde o Grupo de Estudos para produção de Cervejas Artesanais (Cervart) realiza experimentos. O grupo é coordenado pelo professor Alex Uzeda, que leciona no curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos.

Aprovado pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) vinculada à Secretaria-Executiva do Ministério da Educação (MEC), o projeto está sendo financiado com orçamento específico para ações de combate ao novo coronavírus. O recurso permitiu ampliar e equipar as instalações da cervejaria. Nos próximos dias, o Campus Machado poderá colaborar com a produção de álcool do Instituto, que tem atendido a mais de 200 entidades do sul de Minas em 61 municípios, além de abastecer a demanda interna. Até o momento, já foram distribuídos em torno de 7 mil litros.

De acordo com a coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques, todo o álcool produzido será encaminhado à Reitoria para a logística de distribuição. O objetivo do projeto é produzir 6 mil litros de álcool em gel. O laboratório conta com cerca de 800 litros de bebida já recebidos e em estoque. Nesta quarta-feira, a Reitoria entregou ao campus 5 mil litros de bebidas. Nesta semana, foram encerrados os trabalhos de adaptação da estrutura da cervejaria para início da produção.

DSC 0547Segundo o professor, bebidas de maior concentração alcoólica, como as que chegaram nesta remessa, facilitam o processo de destilação e apresentam rendimento três vezes maior do que o vinho, por exemplo, que possui menor concentração. Para o processamento no laboratório, estudantes que fazem parte do Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart) participaram de uma seleção. São 10 alunos do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos que ajudarão no processo, com todos os cuidados devidos.

Para Alex, a principal importância do projeto é poder contribuir com a força-tarefa do IFSULDEMINAS para atender às entidades da região e ajudar a conter a pandemia. Outro ponto importante foi a reforma do local para ajudar na execução de outros projetos que já estão em andamento e também projetos que foram recentemente aprovados pelo Nipe do campus.

Reforma e reestruturação da Cervejaria

DSC 0569Com o suporte financeiro da Setec/MEC, a estrutura foi melhorada e ganhou novos equipamentos que possibilitam a produção em maior escala. Dentre as aquisições estão quatro novos tanques fermentadores, dois destiladores, um moinho de cereais, uma moenda de cana e compostos para a produção, totalizando o valor de R$ 106.165,79

O Campus Machado contribuiu com a aquisição de insumos e também com apoio para a reforma do local. Dentre as principais melhorias, estão a construção de dois fornos, a reforma do piso, pintura, captação de esgoto e instalações elétricas. Os integrantes do grupo de estudos também colocaram a mão na massa e ajudaram a estruturar o local, conta o professor Alex Uzeda. Segundo explicou, foi necessário testar e reforçar a fornalha para suportar a utilização.

Grupo de Estudos Cervart (Clique para saber mais)

Desde 2018, o setor de Alimentos do campus iniciou estudos para produção de cervejas artesanais. De lá para cá o grupo Cervart cresceu e atualmente conta com cerca de 100 integrantes. Para atuar no projeto de produção de álcool, foi feita uma seleção de apenas 10 participantes, visando evitar aglomeração no setor. “Muitos alunos queriam atuar no projeto, mas não pôde, reduzimos para um décimo. O pessoal que está aqui foi selecionado, mas acabou fazendo parte de outros projetos de extensão”, conta o professor.

Doação das bebidas e perfumes

Clique para acompanhar mais notícias!

As bebidas e perfumes doados ao IFSULDEMINAS foram apreendidos pela Receita Federal em operações no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Desde o início do ano, o órgão já dou 60 mil litros de bebidas e perfumes apreendidos ao Instituto, que procedeu a transformação e prestação de contas da distribuição.

Inicialmente, são priorizados órgãos públicos, hospitais, bombeiros, SAMU, polícias, Forças Armadas e demais órgãos públicos. Havendo disponibilidade são entregues também a entidades privadas que façam parceria com o IFSULDEMINAS e comprovem atendimento ao público. Para entrar em contato, pode ser enviado e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado