Página inicial > Notícias > Metodologias Ativas

Metodologias Ativas

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 12h17 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 13h14

Oficina aborda metodologias ativas de aprendizagem

DSC 0618Na última terça-feira, 17 de setembro, uma oficina sobre aplicativos de metodologias ativas de ensino foi realizada no Campus Machado. Voltada para os integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), a oficina foi realizada pelos pibidianos da Escola Paulino Rigoti aos colegas.

A ação foi acompanhada pelos coordenadores do PIBID no Campus Machado, o professor Renato Magalhães e a professora Ariane Borges, e pelo supervisor dos pibidianos na Escola Paulino Rigoti de Castro, professor Elias Granato Neto. Teve como objetivos: capacitar os licenciandos na utilização de novas tecnologias educacionais; proporcionar aos pibidianos a oportunidade de exercer a docência; e divulgar novas ferramentas no ensino de Ciência da Computação e de Biologia.

Na oficina, foram abordados softwares educacionais utilizados para apoiar o ensino dos conteúdos propostos aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. De acordo com a pibidiana Gabriela Fernandes, que utiliza as metodologias propostas há seis meses, a experiência tem sido muito produtiva. "Os alunos se sentem mais interessados e com perspectivas diferentes do conteúdo", disse.

Gabriela se lembra da aluna Ana Paula, uma estudante que teve melhora no desempenho durante as aulas realizadas na Escola Paulino Rigoti de Castro. "A aluna achou mais fácil a compreensão da matéria, pois o aplicativo utilizado exibia as partes que estavam sendo estudadas naquele momento". Segundo contou, a utilização de uma imagem interativa durante a explicação do professor ajudou os alunos a entenderem, na pratica, onde fica localizado o órgão estudado, facilitando a compreensão da matéria.

A pibidiana apoia o uso das metodologias e considera que as aulas ficam mais interessantes e compreensíveis. Para ela, as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas em mais aulas.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado