Página inicial > Notícias > Tabagismo

Tabagismo

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 12h06 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 10h01

Campanha de combate ao Tabagismo no Campus Machado

IMG 20190829 WA0003Durante o mês de agosto, a Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando (CGAE) desenvolveu uma série de ações para conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos do tabagismo. Na última quinta-feira (29), foi comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo.

Nos dias 07 e 14 de agosto, foram promovidas rodas de conversa entre os alunos que residem no campus e membros do Narcóticos Anônimos (NA) de Alfenas. A atividade foi organizada pelo setor de saúde com o objetivo de trazer informações que possam ajudar o combate e prevenção às drogas, promovendo um espaço de diálogo com os que já sofreram e lutam contra o vício.

Durante o bate-papo, os narcóticos se apresentaram, contaram suas experiências com as drogas e como isso afetou o relacionamento com a família. Também falaram sobre a recuperação, como conseguiram superar o vício e como o grupo fez parte da vida deles, explicando sobre seu funcionamento.

A estudante Ana Carolina de Oliveira, do 1º ano do Técnico em Agropecuária, participou da roda de conversa e ficou impressionada com os relatos daqueles que achavam que não viciariam no início, mas acabaram refém das drogas, além das coisas absurdas que fizeram para conseguirem dinheiro para manter o vício. "Falaram sobre as agressões com a família e a recuperação deles, como foi difícil, mas apesar disso, com força de vontade, eles conseguiram e como o grupo foi importante na vida deles", contou a estudante.

Também estão sendo expostos painéis com informações sobre os males e possibilidades de tratamento do Tabagismo. Os materiais foram instalados nos setores 1 e 3 e uma faixa da campanha em frente ao CGAE.

O que são os Narcóticos Anônimos?

O NA é uma irmandade ou associação, sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram num problema muito grave. São adictos em recuperação que se reunem regularmente, com o intuito de se ajudarem mutuamente e de se manterem limpos. É um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. Existe apenas um requisito para se ser membro: o desejo de parar de usar. O programa é composto por princípios escritos de uma forma clara, para poderem ser seguidos diariamente. O mais importante é que estes princípios dão resultado.
Fonte:http://www.na-pt.org/

Sobre o Tabagismo

A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano e mais de 6 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 890 mil mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Os dados são da Organização Pan Americada da Saude (OPAS).

Além dos riscos nocivos à saúde, uma das consequências econômicas é que os usuários de tabaco que morrem prematuramente privam suas famílias de renda, aumentam o custo dos cuidados de saúde e impedem o desenvolvimento.

Nessa perspectiva, o uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças a partir da década de 1950. No Brasil, na década de 1970, começaram a surgir movimentos de controle do tabagismo liderados por profissionais de saúde e sociedades médicas.

Atualmente, o Brasil é um dos primeiros países do mundo a alcançar o mais alto nível das seis medidas de controle do tabaco. Isso significa ter conseguido implementar as melhores práticas no cumprimento das estratégias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da OMS