Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Diversidade
Início do conteúdo da página

Diversidade

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h27 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 07h24

Diversidade é tema de cine-debate realizado no IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

DSC 0041Na última quarta-feira, 26 de junho, um cine-debate proposto e organizado pelo Coletivo da Diversidade, sob a coordenação da professora Priscila Pereira, exibiu “Orações para Bobby”, um longa estreado em 2009. A ação também contou com a participação da professora Lígia Maria Stefanelli Silva.

Segundo a professora Priscila, a ação buscou atender a uma demanda de estudantes. “Para ess@s menin@s, falar de gênero e sexualidade é falar da sua própria existência, marcada, muitas vezes, por silenciamentos, opressão e violência". Ela esclarece que muitos desses jovens tem um histórico familiar de rejeição e não acolhimento.

A história é baseada na vida real envolvendo uma mãe que ama tudo sobre o seu filho, menos quem ele é. Um jovem homossexual, cuja mãe, Mary Griffith, personagem de Sigourney Weaver, uma religiosa que, ao tomar conhecimento da sexualidade do filho, tenta “curá-lo” levando-o para terapias e cultos. Aos 20 anos o jovem suicida. O filme tem direção de Russell Mulcahy e espelha a realidade de muitos jovens. 

Ainda de acordo com a professora, debater o assunto no âmbito escolar é uma questão que está amparada pela legislação educacional vigente e em documentos nacionais e internacionais que o Brasil é signatário. O tema envolve saúde, psicologia, direitos humanos, cidadania e ética. “Foi muito emocionante para todos os presentes”, comentou Priscila.

Um dos idealizadores da ação é o estudante Emanuel Siqueira, do curso de Biologia. “Quase todos os presentes já se viram muito no filme. Todos já passaram por alguma situação semelhante, seja no preconceito da família ou na busca pela aceitação, enquanto LGBT”, comentou. Segundo relatou Emanuel, os presentes ficaram muito emocionados e aproveitaram o momento para desabafar e contar suas experiências. 

Mais sobre o coletivo

O coletivo, formado por estudantes, existe desde outubro de 2018 e promove reflexões sobre o tema da diversidade de gênero, sexual e étnico-racial no campus. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica em relação ao tema da diversidade, com a finalidade de combater quaisquer formas de preconceitos e criar uma rede de solidariedade para que estudantes recebam amparo e tenham seus direitos reconhecidos. 

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: Ascom - IFSULDEMINAS e Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página