Página inicial > Notícias > I Semana Científica

I Semana Científica

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 16h45 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 17h35

I Semana Científica do Campus Machado reúne estudantes de cursos superiores

DSC 0074Nesta semana, entre os dias 6 e 8, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou a I Semana Científica. Participaram das atividades estudantes dos cursos  de Zootecnia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Sistemas de Informação e Administração. A organização foi das professoras Shirley Motta de Souza, Brígida Monteiro Vilas Boas e da aluna Viviane Andrade Ligori.

A Semana teve como objetivo orientar os estudantes sobre como preencher o currículo lattes, usar os programas de referenciação bibliográfica e as bases on-line de pesquisa. Além disso, contou com minicurso sobre um programa estatístico e abordagem sobre escrita científica e plágio, esclarecendo algumas dúvidas dos alunos. Os professores José Reis, Daiane Moreira Silva, Brígida Monteiro Vilas Boas, Shirley Motta de Souza conduziram as atividades.

A professora Brígida foi responsável pelo minicurso que abordou o preenchimento do Lattes. Ela esclareceu as dúvidas e mostrou como inserir na plataforma as atividades de iniciação científica, informações como trabalhos em eventos, monitoria, participação em cursos, entre outras. "É importante que os alunos saibam o funcionamento da plataforma e como inserir tais atividades, visto que eles possuem dificuldades no preenchimento", comentou.

Motivação na Pesquisa foi o tema abordado pela professora Daiane. "Normalmente, novos projetos devem partir de uma ideia inovadora". Segundo explicou, a pesquisa científica visa trazer novos conhecimentos e as linhas de pesquisa, em geral, são criadas para sanar as necessidades de um determinado público, sendo a aplicação prática de um conjunto de processos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo, gerando, assim, novos conhecimentos. Em sua palestra, a professora explicou sobre os padrões usados na pesquisa científica. Também contou sua trajetória de vida acadêmica e pesquisas realizadas.

Experiências dos estudantes com atividades de pesquisa

DSC 0123Muitos estudantes enfrentam dificuldades na hora de conduzir pesquisas, lidar com normas científicas, metodologias e buscar referências para os trabalhos. Esse é o caso da aluna Suzany Inácio Campos, do último período do curso de Zootecnia, que pesquisou sobre os cavalos utilizados na Equoterapia. Ela conta que teve dificuldades na produção de relatórios científicos, durante seu trabalho de conclusão de curso (TCC), a ser defendido no próximo mês. Segundo explicou, no Brasil, existem muitos centros de equoterapia, porém eles não possuem uma base de pesquisa sobre os animais, as existentes são apenas sobre os resultados alcançados pelos praticantes. Diante desta dificuldade, Suzani desenvolveu uma metodologia própria para os centros e utilizou os métodos desenvolvidos em sua pesquisa.

Já o estudante Sandro de Carvalho Lourenço, do 7º período do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, conduziu um trabalho de pesquisa sobre análises físico químicas de aproveitamento de subprodutos de abóbora. Para ele, a pesquisa ampliou os conhecimentos acadêmicos e profissionais, mas reconhece que também teve dificuldade nas análises laboratóriais.

Texto Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado