Página inicial > Notícias - Extensão > Recepção - Mariana

Recepção - Mariana

A estudante Mariana Naves é recebida pela Direção, professores e alunos do Técnico Integrado

DSC 0467Nesta quinta-feira, 24 de agosto, as professoras Poliana Ester da Silva e Kátia Alves Campos, que ministram a disciplina de matemática no IFSULDEMINAS - Campus Machado, organizaram uma homenagem para a estudante Mariana Naves Tana. A direção da escola, professores e estudantes do técnico integrado ao ensino médio recepcionaram a aluna, que retornou da Polônia, onde participou, entre os dias 10 e 20 de agosto, da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Mariana recebeu menção honrosa, destaque individual nas provas da 16ª edição da International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA). Esta foi a terceira premiação internacional da aluna em olimpíadas do conhecimento. Na recepção, professores entregaram uma lembrança pelo empenho e dedicação da aluna.

DSC 0469Rosângela Naves, mãe da estudante, ficou emocionada com a recepção. “Eu sou muito grata pelo que as professoras e os professores fizeram para ajudar Mariana a viajar para participar dessa olimpíada. Quando chegamos no IF,  vi o quanto todos eles e os colegas a receberam com tanto carinho. Fiquei muito feliz”. Rosângela se sente orgulhosa do empenho da filha. “Ela é muito estudiosa, focada naquilo que quer e persistente. E quando tem uma escola e corpo docente que incentiva e ajuda,  isto se torna uma realidade”.

A estudante Milena Barros da Silva está orgulhosa da colega, já que a acompanha de perto e sabe o quanto ela se dedica e se esforça. “Posso falar com toda certeza, que ela merece tudo que vem conquistando.”

DSC 0528A diretora do campus, professora Aline Manke, também recepcionou a aluna em seu Gabinete, com uma homenagem e agradecimento em nome da instituição. “Sinto tanto orgulho em ver uma aluna da nossa escola ocupando espaços como este, lugares que exigem dedicação e coragem para encarar desafios, administrar expectativas e aprender a celebrar das pequenas às grandes conquistas”, destaca em sua carta de agradecimento.

E os desafios não param. Nesta quarta-feira, 23 de agosto, Mariana participou de mais uma competição, a primeira fase virtual da Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM) 2023, cuja segunda fase será presencial e aplicada nas dependências da escola. Além dela, mais 10 estudantes do Campus Machado estão inscritos na competição.

Segundo a professora Kátia, esta competição costuma ser mais difícil, pois possui mais conteúdos de matemática pura, enquanto outras possuem mais conteúdos de lógica. “Esta é mais parecida com a Olimpíada Brasileira de Matemática do que a Olimpíada das Escolas Públicas (OBMEP). A Mariana provavelmente se saiu bem na OIM, pois está acostumada a fazer questões que precisam de conexões entre conteúdos, abstração e com muita álgebra”, comentou.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado