Página inicial > Notícias > Como tudo começou?

Como tudo começou?

"Capacita Sul de Minas" formou mais de 5 mil em 152 cursos de qualificação profissional

Curso Preparador de Alimentos oferecido em Itamonte/MGO Projeto Capacita em Rede surgiu da experiência do Projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) de 2021 a 2023. O Capacita Sul de Minas ofertou cursos de qualificação profissional em diferentes municípios do Sul de Minas, no contexto pós-pandemia, trazendo esperança de recolocação profissional às pessoas que perderam seus empregos.

O coordenador-geral do projeto, professor Roberto Camilo Morais, explicou que “nos municípios onde ocorreram parcerias com grupos organizados, movimentos sociais e pastorais, os cursos de capacitação foram inseridos numa estratégia de desenvolvimento local, ampliando a eficácia da educação profissional”.

Assim, em 2023, o projeto firmou uma parceria com a Província Eclesiástica de Pouso Alegre (Arquidiocese de Pouso Alegre, Diocese de Guaxupé e Diocese de Campanha), articulando as ações com a Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “Fraternidade e Fome”. Nessa parceria, foram ofertados cursos em 40 paróquias, tendo sido atendidos 5.713 alunos em 152 cursos de qualificação profissional.

O Capacita em Rede tem o apoio da Secretaria de de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que está viabilizando o recurso, e do Deputado Federal Odair Cunha, apoiador do Capacita Sul de Minas e, agora, do Capacita em Rede.