Página inicial > Notícias - Extensão > Evento: Noitada Pedagógica

Evento: Noitada Pedagógica

“Noitada Pedagógica” debate Equidade, pluralidade, diversidade, educação e construção de futuros

unnamed 11No dia 25 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado foi palco do evento "Noitada Pedagógica", que trouxe a renomada professora Tania Ramalho. Apesar do nome, o evento teve início à tarde, na Câmara de Vereadores de Carvalhópolis. À noite, a programação continuou no Espaço Sociocultural do Campus.

As ações presenciais receberam mais de 300 pessoas. Além do público local, as discussões foram transmitidas ao vivo pelo Google Meet, alcançando mais de 200 participantes on-line, incluindo estudantes das licenciaturas dos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre, bem como Administração do Campus Avançado Carmo de Minas.

O evento, que está em sua segunda edição, foi coordenado pela professora Gisele Fernandes Loures e contou com a colaboração das professoras da área de Pedagogia, estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas, além do apoio das equipes da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Saúde de Carvalhópolis, MG. A ação foi uma oportunidade para ampliar o diálogo e a aprendizagem da comunidade acadêmica, por meio de rodas de conversa, apresentações de trabalhos de iniciação à docência e discussões sobre projetos de extensão.

Sobre a programação

unnamed 17No período da tarde, as ações tiveram início com uma "Tardezinha Pedagógica" no Plenário da Câmara de Vereadores de Carvalhópolis, seguida por uma roda de conversa sobre "O que é equidade e por que precisamos dela?". Questões sobre igualdade versus equidade e como este último conceito dinamiza a sociedade foram amplamente debatidas.

A segunda rodada de conversa do dia explorou o tema "A extensão universitária e a promoção da equidade", fomentando diálogos sobre ações integradas de educação social por meio de parcerias extensionistas. Com a identificação de desafios e o uso de ferramentas inovadoras, a conversa apresentou como é possível obter resultados, incluindo engajamento e mobilidade social.

À noite, no Espaço Sociocultural do campus, as ações começaram com a mostra "CAFÉ DE DUAS MÃOS". A exposição contou com banners, textos escritos, painéis, relatos de experiência, ilustrações, projetos, pesquisas e exposições de atividades, com o objetivo de destacar a educação pública trabalhada no Campus Machado e em outras escolas públicas da região.

unnamed 15O último tema do evento, "Construindo futuros possíveis, diversos e sustentáveis",  abordado pela professora Tania Ramalho, explorou a importância do pensamento e construção de futuros a partir das referências que moldam os sujeitos na sociedade. Entre os objetivos, ampliar o acesso ao conhecimento, à educação e ao trabalho qualificado, promovendo espaços plurais e diversos para todos os envolvidos.

Para a professora Gisele Loures Fernandes, coordenadora do evento, a importância da discussão se dá pelo cenário de transformação que a educação possibilita.  "Juntos, a duas mãos, escolas e institutos federais constroem aprendizagens, mobilizam conhecimentos, engajam pessoas, geram mobilidade social, transformam paisagens e realidades."

Gisele contou que o projeto "EQUIMOVE", desenvolvido pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado em parceria com as Câmaras de Carvalhópolis e Poço Fundo,  pode ser considerado uma iniciativa inovadora na promoção da equidade. Ele será apresentado durante a Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que acontecerá em Brasília, entre os dias 7 e 9 de novembro.

O professor Giovane José da Silva, do Campus Inconfidentes, acompanhou a transmissão do evento e acredita que a atividade proporcionou momentos de interação entre os pibidianos e os residentes. Ele também destacou que é importante valorizar o fato de que o evento foi organizado por professores e estudantes, destacando a iniciativa conjunta.

Conheça a professora Tânia Ramalho

unnamed 9Tania Ramalho é uma professora visitante da University of Oulu, na Finlândia. Além disso, é professora emérita de Fundamentos da Educação no Departamento de Currículo e Instrução da State University of New York (SUNY). Ela possui doutorado em Políticas Educacionais e Liderança pela The Ohio State University, nos Estados Unidos.

As pesquisas da professora abordam temas fundamentais, incluindo emancipação social, decolonialidade, equidade e políticas educacionais. Tania tem acompanhado as ações extensionistas dos projetos LINK, Noitadas Pedagógicas, ÉQUIMOVE e Parlamento Jovem de Minas Gerais (PJMG) - CONEXÃO SUL. Ela expressou o desejo de conhecer de perto tais projetos.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado