Página inicial > Notícias - Extensão > Estudante é destaque no G1

Estudante é destaque no G1

G1 Sul de Minas destaca a trajetória da estudante Mariana Tana

Clique para conferir!

Nesta segunda-feira, 24 de julho, a estudante Mariana Naves Tana, do Técnico em  Informática, é destaque em reportagem do G1 Sul de Minas. A aluna tem viagem marcada para a Polônia, onde representará o Brasil na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

A olimpíada ocorrerá entre os dias  10 e 20 de agosto em Chorzów, cidade polonesa, Além de Mariana, os estudantes Gabriel Hemétrio de Menezes (Fortaleza/CE), Murilo de Andrade Porfirio  (São Paulo/SP), Paulo Henrique dos Santos Silva (São Paulo - SP) e Paulo Otávio Portela Santana  (Fortaleza - CE) também representarão o Brasil na competição.

Matérias na mídia 2Representatividade e participação da mulher na ciência. É isso o que a estudante Mariana Naves Tana, de 17 anos, sonha em construir a cada dia com os estudos. A jovem foi a única mulher e estudante de escola pública selecionada para compor a equipe brasileira na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Em entrevista ao G1, ela revelou se sentir muito satisfeita em participar da competição que acontece do outro lado mundo e, ainda, ser parte dessa representatividade. Mesmo orgulhosa, ela teme um pouco pela responsabilidade do ‘cargo’.

“Me sinto muito satisfeita por ser uma pessoa de escola pública e mulher participando. Fico muito feliz, mas também sinto uma responsabilidade em estar representando. Porém, gostaria que tivessem mais meninas e mais estudantes de escola pública participando [da competição]”, disse.

“Acho que ver que ter uma mulher e alguém de escola pública lá, mostra que todos podem conseguir isso; que não é exclusivo para quem estuda em escolas caras e que esse mundo da ciência não é só para homens”, finalizou a estudante selecionada.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do G1/Sul de Minas