Página inicial > Notícias - Extensão > Intercâmbio de Férias

Intercâmbio de Férias

Campus Machado recebe estudantes de Goiânia para intercâmbio de estágios

WhatsApp Image 2023 07 17 at 16.50.29

No domingo, 09 de julho, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu 10 estudantes dos cursos de Biologia, Técnico em Agropecuária e Agronomia, do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, para o Programa de Intercâmbio de Estágios. Durante uma semana, os intercambistas vivenciaram experiências de aprendizado fora da sua unidade de origem.

Na segunda-feira, 10 de julho, a recepção dos alunos foi marcada pelo encontro com a diretora geral, professora Aline Manke. Em seguida, um tour pelo campus possibilitou  conhecer um pouco as dependências da instituição. Ao longo da semana, os alunos tiveram contato com os setores produtivos: Equinocultura, Ovinocultura, Psicultura, Cunicultura, Bovinocultura de Corte e Leite, Horticultura, Avicultura, Suinocultura, Cafeicultura, Torrefação, Agroindústria, Laticínio e a Cooperativa-escola (Coetagri).

WhatsApp Image 2023 07 17 at 16.50.28O estudante Wanderson Caires Martins, do curso Técnico Integrado em Agropecuária, achou as culturas da região bem diferentes de Goiânia. Enquanto o sul de Minas tem a produção do café como prioridade, a cultura de grãos e cana-de-açúcar são os principais cultivos da sua região. Para o aluno, a pecuária do leite é bem mais desenvolvida em Minas.

Quase mil quilômetros separam Machado de Goiânia, uma viagem longa, mas Wanderson nunca tinha saído do estado e queria viver novas experiências. Embora tenha achado a cidade muito fria, o aluno gostou do local. “Foi uma experiência muito boa, amei o Campus Machado”.

“Na minha região, as culturas são mais voltadas para cana de açúcar, milho e soja . Ainda não tinha conhecido de perto lavouras tão grandes de café. Achei bem interessante conhecer todo processo do café para chegar à mesa”, conta a estudante de Agronomia, Sara Marques dos Anjos.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom - Campus e divulgação