Estudantes do Campus Machado retornam de intercâmbio na Colômbia

A última sexta-feira, 21 de junho, foi um dia de despedida para os estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado que estavam em intercâmbio na Colômbia. Os alunos Flávio Henrique de Souza e Júlio César Carvalho Costa, do curso de Administração, e a estudante de Licenciatura em Computação, Aline Cristina Pereira, retornaram ao Brasil com muitas histórias e experiências.

Os estudantes foram selecionados pelo Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS e viajaram no início deste ano para cursar o primeiro semestre em universidades conveniadas com o Instituto. Além do apoio das universidades para moradia e alimentação, que os três estudantes receberam, Júlio César e Flávio Henrique também foram contemplados com ajuda de custo (R$ 2 mil) para passagem aérea e seguro-saúde. Já Aline assumiu esse custo por conta própria.

Confira as experiências!

Flávio Henrique

WhatsApp Image 2019 06 25 at 14.34.29Entre as experiências mais marcantes, o intercambista Flávio Henrique destaca o estágio em uma empresa colombiana. Ele teve que elaborar, junto a uma estudante da Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (U.D.C.A), um plano de Negócios e exportação para uma empresa de confecção de roupas esportivas. Ele conta que a experiência ensinou muito sobre a cultura das micro e pequenas empresas de Bogotá.

Flávio também participou do evento TEDx - Bogotá e pôde conhecer algumas pessoas que marcaram a história da Colômbia. O evento faz parte de um ciclo muito famoso de palestras dinâmicas que acontecem em todo o mundo. A edição de Bogotá ocorreu em um estádio de futebol e teve 10 mil participantes. “Foi realmente incrível”.

Visitou a famosa Catedral de Sal, uma igreja construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá. Outro local importante que teve a oportunidade de conhecer foi a Ilha San Andrés, nos mares do Caribe. “Creio que é o ponto turístico mais conhecido da Colômbia, onde fica o Mar de 7 cores, um lugar que nunca pensei conhecer na minha vida”.

Sobre o idioma, ele disse que no Brasil teve contato com o espanhol somente em um curso on-line de 48 horas. “Podemos dizer que, quando cheguei na Colômbia, sabia muito pouco sobre a língua. Hoje, completando cinco meses no país, sou fluente. A língua realmente é muito parecida, a vivência e cobranças da universidade, como entrega de trabalhos e provas 100% em espanhol, me ajudaram muito.

Júlio César

WhatsApp Image 2019 06 18 at 10.55.27 1O estudante Júlio César participou de uma feira de empreendedorismo onde teve que montar projetos inovadores. “Isso acontecia em várias matérias”. Conta que um dos seus projeto foi sobre exportação de arroz, o que exigiu diversas adaptações. Outro projeto explorou a marca de chocolate M&M, adequando a embalagem para maior aceitação na Colômbia.

Para ele, a receptividade dos colombianos foi uma das características mais marcantes do país. Contou que o curso de Comunicação Social sempre o chamava para participar de atividades. Em uma dessas ocasiões, provou comidas típicas da Colômbia para esboçar sua reação.

Inicialmente, o estudante conta que sofreu um pouco com o idioma devido às diferenças culturais. “Mas o pessoal falava mais devagar e, depois de duas semanas, já conseguia falar e entender, exceto alguns termos muito específicos.”, disse.

Aline Cristina

WhatsApp Image 2019 06 18 at 21.59.31Aline faz Licenciatura da Computação no Campus Machado. Para ela, o que mais marcou sua estadia na Colômbia foi o olhar de acolhimento das pessoas. “Na Colômbia, todas as pessoas tentam te ajudar de alguma forma e quando você demonstra interesse em aprender, as portas do conhecimento se abrem”. Ela participou de um projeto de Investigação de processamento digital de imagens para conhecimento e aprendeu muito, além de conhecer novos conceitos essenciais que contribuirão para o andamento da sua graduação no IFSULDEMINAS.

Antes de ir para o intercâmbio, teve uma introdução de espanhol com a professora Aline Reno, que a ajudou a conhecer um pouco do idioma. Hoje ela diz que consegue entender e falar bem, mas que buscou aprender durante a experiência.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

Júlio César Costa