Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Revisão Regimento
Início do conteúdo da página

Revisão Regimento

Campus Machado abre consulta à comunidade acadêmica sobre alterações no Regulamento Disciplinar Discente

A Assistência ao Educando convida a comunidade acadêmica para participar da consulta sobre a revisão do Regulamento Disciplinar Discente. O documento define os direitos e deveres dos estudantes da instituição, além dos procedimentos em caso de processos disciplinares.

Como sugerir alterações

Estudantes, docentes e técnicos administrativos poderão também contribuir com a revisão do regulamento, preenchendo este formulário até o dia 15/04. O Campus Machado realizará plenárias para explicar, de forma presencial, as principais alterações no regulamento no dia 02 de abril em três turnos: das 10h às 11h, 16h às 17h, 19h às 20h.

Este formulário é uma consulta pública sobre o Regulamento que será submetido à apreciação dos órgãos colegiados do IFSULDEMINAS.

Ele foi redigido por uma comissão especial nomeada para alterar o regulamento e fazer constar detalhes importantes sobre as normas disciplinares da instituição.

Alterações realizadas no Regulamento

O documento foi revisado por uma comissão contendo representantes de todas as unidades da instituição, buscando reformulá-lo e atualizá-lo. De acordo com a diretora da DAE, Aloisia Rodrigues Hirata, a consulta reforça o caráter democrático e participativo na reformulação de um documento que impacta diretamente a vida de toda a comunidade acadêmica. “A principal vantagem da revisão do Regulamento é a modernização e humanização do processo disciplinar, que passa a ser educativo e focado no desenvolvimento integral do estudante. Essa abordagem não só está em conformidade com legislações educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas também incentiva uma cultura de resolução de conflitos baseada em respeito, inclusão e crescimento pessoal”, descreveu a diretora.

O novo documento propõe a inclusão de um capítulo sobre a gestão de conflitos e a adição do rito completo do processo disciplinar discente como anexo. A diretora da DAE destacou que a criação de uma câmara de mediação no regulamento é um avanço, evitando a abertura de processos em questões passíveis de mediação. Além disso, a orientação sobre os procedimentos do processo disciplinar busca preencher lacunas técnicas, padronizando os procedimentos adotados pelas comissões e setores responsáveis.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado e Ascom/ Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página