Página inicial > Mais Notícias > Dia de Campo - Procafé

Dia de Campo - Procafé

Estudantes do Técnico em Agropecuária e de Agronomia participam de Dia de Campo

WhatsApp Image 2023 07 14 at 11.29.43Nos dias 31 de maio e 01 de junho, um Dia de Campo realizado pela Fundação Procafé recebeu os estudantes do Técnico em Agropecuária Integrado e Subsequente e Agronomia. A turma do superior e subsequente foi acompanhada pelo professor Eduardo Carvalho Dias, já a turma do Técnico Integrado pelo professor Ivan Caixeta. A atividade faz parte das disciplinas de Extensão Rural, Cafeicultura e Agricultura III.

Os estudantes visitaram estandes de pesquisa de diversas empresas. O aluno Rafael Coelho, do 3º ano do Técnico em Agropecuária, explica que as apresentações tiveram formato de palestra, em que foram explicadas as metodologias e demonstrados os resultados. Sobre a realização de visita WhatsApp Image 2023 07 14 at 11.30.31técnica durante o curso, o aluno considera uma excelente forma de obter mais conhecimento técnico. “Tenho só a agradecer ao Instituto Federal - Campus Machado e ao professor Ivan Caixeta. Que venham mais viagens técnicas!”

Marcos Noronha acaba de se formar em Agronomia e conta que, todos os anos, tem o costume de ir aos dias de campo da Procafé. “Na minha opinião, é um dos eventos que mais apresenta inovação em pesquisas relacionadas à cafeicultura. Todos os anos trazem novos estudos que sempre ajudam os produtores a atingirem altas produtividades”.

De acordo com o estudante, uma novidade deste ano foi um estudo de deslocamento de nutrientes em grandes profundidades nos solos destinados ao cultivo de café, principalmente em relação ao potássio, que apresentaram teor muito semelhante à superfície do solo. “E também teve a divulgação de cultivares novas recém lançadas pela Procafé”, explica.

WhatsApp Image 2023 07 14 at 11.12.47Para a aluna Lívia Maria Marques Corrêas, do 9º período de Agronomia, o evento foi muito bem organizado, com muitas empresas da área e pessoas capacitadas para tirar dúvidas. “Teve explicações muito interessantes”. Segundo a estudante, em um dos estandes, explicavam, de forma simples, como fazer análise de solo e como ler alguns dados e transmitir ao produtor ou a pessoas com menos prática.

O evento, que ocorreu das 08h às 17h na cidade de Varginha, contou com uma programação abrangente. Dentre os temas abordados: Atualização sobre diretrizes de recomendações para as lavouras cafeeiras; Visualização prática das plantas nos talhões experimentais nas áreas de Genética, Fitossanidade, Nutrição, Podas e outras; Interação entre prestadoras de serviços e produtos do segmento agrícola com os produtores; Novas variedades de cafeeiros: produtividade, vigor e resistência; Impacto da desfolha na produtividade; e Distribuição dos nutrientes em profundidade; Uso de drone, em pulverização, no controle da ferrugem do cafeeiro foram os principais tópicos abordados durante o evento.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado