Página inicial > Mais Notícias > Ações: Enfermagem

Ações: Enfermagem

No mês de maio, estudantes do curso Técnico em Enfermagem participaram de ações para valorização da profissão

Eventos e campanhas educativas marcaram as atividades

semana de enf 2Em todo o mundo, o mês de maio é dedicado à valorização da Enfermagem, sendo o dia 12 uma data em que se comemora o “Dia do Enfermeiro” e o dia 20 o “Dia do Técnico em Enfermagem”.

De acordo com a professora Kárita Mota, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Campus Machado, a instituição tem buscado proporcionar aos alunos experiências no contexto da temática proposta pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que neste ano de 2023, aborda "Enfermagem uma força para a saúde brasileira".

Semana da Enfermagem

Uma das atividades foi a participação dos estudantes na “ 24ª Semana de Enfermagem do COREN-MG”. O evento foi realizado no dia 10 de maio, em Pouso Alegre. Na parte da tarde e da manhã, os alunos participaram dos cursos “Interpretação de Eletrocardiograma (ECG)” e “Suporte básico de Vida”. À noite, assistiram uma palestra com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Fabrício Carpinejar, sobre a importância do relacionamento interpessoal e “Os desafios éticos da Enfermagem”, com a enfermeira Rosa Maria do Nascimento.

As professoras Kárita Mota e Pollyanna Aquino Silveira de Carvalho acompanharam os estudantes durante o evento. “Para todos, este foi um momento valioso de  trocas de experiências, interação, e pertencimento à Enfermagem, trazendo satisfação pessoal e enriquecimento profissional”, comentou a professora Kárita, que agradeceu ao campus pelo suporte, transporte e auxílio fornecido aos alunos e ao Coren-MG pela organização do evento.

Doação de sangue

De forma voluntária, no dia 17 de maio, os alunos do curso doaram sangue para a Santa Casa de Misericórdia de Alfenas e participaram de uma palestra sobre o tema.

No dia 27 de maio, um evento na Praça Antônio Carlos, em Machado, com estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem, ajudou a promover uma campanha antitabagismo e possibilitou a divulgação de informações sobre o curso.

Campanha Antitabagismo

Ouça a entrevista!

O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo é celebrado no dia 31 de maio. Para marcar a data, nos três turnos (manhã, tarde e noite), os alunos promoveram ações de conscientização sobre os riscos do tabagismo nas WhatsApp Image 2023 06 30 at 11.08.51dependências da escola.

A professora Kárita aproveitou a data e concedeu uma entrevista à rádio educativa Estação Cultura FM, junto à responsável técnica pelo serviço de Combate ao Tabagismo na cidade de Machado, a terapeuta ocupacional Lilian Dias. Na oportunidade, falaram sobre os riscos do tabaco, males causados à saúde e suporte para deixar o vício. Clique aqui para acompanhar a entrevista!

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Kárita