Notícias Notícias 2018 Docente Italiano
Docente Italiano

Professor e pesquisador italiano está no IFSULDEMINAS para ampliação de parcerias e projetos de intercâmbio.

uperugiapIFSULDEMINAS Machado-aplicações-verticaisO professor Fabio Maria Santucci, do Departamento de Ciências Agrárias, Alimentar e Ambiental da Universidade de Perugia, na Itália, encontra-se no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Docente Associado de Economia e Política Agrária, e Assessor da Reitoria  para Cooperação Internacional, ele veio ao Brasil para ampliar as parcerias entre a instituição europeia e o instituto federal. "Temos muitos setores interessantes como Agricultura, Veterinária, Economia, Tecnologia Eletrônica e outros, nos quais podemos receber os estudantes do IFSULDEMINAS", disse. Segundo ele, estão sendo discutidas novas etapas do intercâmbio  e espera-se que o fluxo de interessados, de ambos os lados, possa crescer.  Santucci explicou que o trabalho do professor Sérgio Pedini, quando fez o pós doutoramente em Perugia, contribuiu bastante para as cooperações. Saiba mais sobre a Universidade de Perugia em https://www.unipg.it/

Pesquisa sobre FAIR TRADE

DSC 0447Além da questão internacional, o docente tem visitado algumas cooperativas brasileiras de café. Ele dá continuidade a uma pesquisa sobre a estrutura do comércio justo (Fair Trade), desenvolvido por agricultores familiares na cafeicultura.  Destacou que encontrou estruturas modernas e desenvolvidas, aptas a beneficiar produtos com valor agregado, que poderiam ser exportados no mercado europeu e americano. "A qualidade destas organizações é muito boa, pelo que vi. Fizemos estudos de 22 organizações brasileiras e as estamos contatando gradativamente", explicou.

O pesquisador detalhou que, durante os estudos do professor Sérgio Pedini em Perugia, foi feito um levantamento de todas as torrefações daquele país. "O mercado do fair trade ainda é limitado lá.  Os consumidores italianos buscam produtos orgânicos para sua saúde, mas a lógica do fair trade para o benefício social dos produtores, ainda não é bem entendido. Porém, é um mercado em crescimento", destacou.

Intercambista

DSC 0450A discente Giulia Pastorelli está no campus Machado há dois meses. Ela pesquisa o sistema de certificação participativa no setor de carne bovina orgânica no Brasil. Giulia é orientanda de Fabio Santucci. "Em Perugia, recebemos pesquisadores de vários países. Temos 400 acordos nesse sentido, em todos os campos, da graduação ao pós doutorado.  Creio que para Giulia é importante tal experiência,  porque está vendo um contexto totalmente diferente na produção animal, bem como aprimorando a língua portuguesa".

Os projetos de  intercâmbio não se limitam a estudantes. Técnicos administrativos e docentes também podem fazê-lo.  A ideia, segundo Sérgio Pedini, é que já sejam ofertados editais em 2018 para as atividades de 2019, visto que  o ano letivo na Europa tem início em setembro.

Texto e fotos: Ascom Machado

Editor Joomla: Diego Souza