Notícias Notícias 2018 SP MAKERWEEK 2018
SP MAKERWEEK 2018

Estudantes do IFSULDEMINAS Campus Machado participam de feira e oficinas de fabricação digital em SP.

No último sábado, 29/09, o grupo de estudo e pesquisa em Automação e Robótica – AutoBots – composto por estudantes dos cursos Técnico em Informática, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, acompanhado do professor Matheus Franco, participou da feira SP MakerWeek 2018 São Paulo. A feira SP MakerWeek promoveu atividades gratuitas e reuniu coletivos de fabricação digital. Organizada pelo FAB LAB LIVRE SP, ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro, no Canteiro Aberto da Vila Itororó. Foram mais de 100 h de atividades, como oficinas para construção de drones, montagem e manutenção de impressoras 3D, batalhas de robôs, iniciação à robótica e espaço kids.

Os FAB LABs são uma rede de laboratórios públicos de fabricação digital, com 12 unidades em São Paulo. Inspirados na filosofia da “cultura maker – faça você mesmo”, os espaços são colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão dispõe de acesso livre para desenvolver ideias e projetos.

No evento os alunos puderam observar diferentes projetos desenvolvidos sobre a cultura maker, além de participar de oficinas de fabricação digital, craft box, solda, criação de chatbots, princípios e criação de foguetes e drones.

Segundo Matheus, "a participação em eventos como este são importantes, para que os estudantes vivenciem aplicações práticas e participem de diferentes atividades além dos muros da instituição de origem".

Texto: Prof. Matheus Eloy

Revisão: Camilo Barbosa