Planejamento do ano letivo - 2024

1ª Reunião de Planejamento do Ano Letivo une Direção de Ensino, Equipe Pedagógica, Assistência ao Educando e professores

DSC 0351Na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, a Diretoria de Ensino convidou professores e servidores técnico-administrativos vinculados ao ensino para a primeira reunião de planejamento do ano letivo. Aproximadamente 100 pessoas compareceram ao Espaço Sociocultural, onde foram apresentadas instruções iniciais, atualizações sobre procedimentos e avisos gerais.

Os convidados foram acolhidos com um café da manhã na área externa. Em seguida, a diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, deu as boas-vindas aos professores, apresentou os servidores que voltaram de afastamentos e explicou a dinâmica de trocas de pessoal e ajustes entre os setores. Fabiana ressaltou os meios oficiais de comunicação com os professores, como e-mail e grupos de WhatsApp.

A diretora destacou a programação elaborada para acolher os alunos ingressantes e veteranos. (Clique e confira a programação!) Neste ano, as aulas para os estudantes do técnico integrado terão início em 5 de fevereiro, enquanto os alunos do ensino superior e técnico subsequente retornarão no IMG 2094dia 19 de fevereiro. Fabiana também apresentou um projeto de nivelamento em Matemática e Língua Portuguesa, que será implementado para os estudantes novatos, expressando sua gratidão aos professores das disciplinas que apoiaram a iniciativa.

O coordenador-geral de Ensino, professor Diego Zanetti, abordou as alterações realizadas no planejamento pedagógico, enfatizando a subdivisão do ano letivo em trimestres. Destacou a suspensão dos sábados letivos para os cursos técnicos subsequente e superior. Falou sobre a organização das aulas, informando que o cronograma com os horários já está disponível no site da instituição. Além disso, informou que foi atualizada uma planilha com os conselhos de classe. Diego alertou sobre questões importantes, como registros de frequência, solicitações de trocas e faltas formalizadas via sistema, preenchimento de diários, lançamento de notas, conteúdos e atualização da normativa docente.

O professor enfatizou que o número de viagens técnicas registradas em 2023 quase se equiparou ao número de dias letivos, totalizando 186 registros em comparação com os 200 dias previstos. O coordenador compartilhou orientações e atualizações sobre os procedimentos relacionados à marcação de IMG 2124viagens, abordando aspectos como a reserva de transporte, o planejamento e as notificações necessárias ao setor em caso de cancelamento, desistência ou remarcação. Outro ponto destacado foi a importância de incluir informações sobre o planejamento das viagens nos planos de ensino.

A equipe abriu espaço para perguntas e sugestões dos professores. Dentre as indicações mencionadas, a necessidade de instruções e orientações referentes a alguns procedimentos que costumam gerar dúvidas no dia a dia. Além disso, sugeriu-se melhorar a comunicação do coordenador das viagens/visitas com os demais professores do curso, visando ajustes necessários em caso de ausência de grande parte da turma.

O novo coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Ricardo Teixeira, apresentou-se oficialmente aos professores. O servidor, que assumiu a função em outubro do ano passado, esclareceu dúvidas específicas e enfatizou a importância de manter a vida funcional devidamente documentada. Destacou que isso não apenas facilita o suporte jurídico, mas também ressaltou que a plataforma SouGov foi preparada especificamente para esse propósito.

IMG 2159O coordenador de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, dirigiu-se aos professores para compartilhar avisos gerais, fornecer informações sobre a vivência dos alunos na instituição e atualizar sobre o trabalho do setor. De acordo com sua explicação, a coordenação agora dispõe de um novo canal de comunicação destinado a atender às demandas dos alunos.

No período da tarde, a equipe da Diretoria de Ensino se reuniu com os coordenadores de curso para alinhamento das ações do semestre.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Machado