Notícias Notícias 2018 Futebol no campus
Futebol no campus

IFSULDEMINAS - campus Machado e Rotary firmam parceria em projeto social esportivo.

WhatsApp Image 2018-05-29 at 10.00.02O IFSULDEMINAS - Campus Machado e o Rotary Club firmaram um termo de cooperação para estimular a prática do futebol. O projeto é voltado a crianças e jovens do município, que estão em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, participam dos treinamentos cerca de 120 jovens e crianças de 6 aos 18 anos. Para tanto, o instituto federal cede suas dependências aos sábados para os alunos atletas e oferece, em média, 150 lanches por treino. O IF e seus servidores, por meio da  Asseaf, também colaboram com a cessão e doação de materiais esportivos. Os jovens utilizam o campo society e os vestiários da instituição de ensino, bem como salas para reuniões, quando necessário. A equipe do IF também auxilia no planejamento, execução e avaliação das ações junto ao Rotary. Segundo o diretor geral do campus, professor Carlos Henrique R. Reinato, "a parceria é muito importante, porque trabalha diretamente na formação  das crianças e adolescentes que serão o futuro de nosso país.  Assim, estamos cumprindo nosso papel incentivando não só questões ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, mas, ao desenvolvimento social de nossa região".

Ao Rotary cabe a responsabilidade de formar as equipes e montar os treinos semanais, avaliando permanentemente o resultado dos trabalhos. Aos sábados, os atletas recebem orientações, bem como treinamentos físicos e táticos. O Bom de Bola recebe visitas de agremiações como o Clube dos 30, Camisa 10 , Recreativo, Projeto da Caiana, Associação Esportiva Paraguaçu, entre outros. A atividade conta, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Polícia Militar e de diversos colaboradores da sociedade civil.

De acordo com o coordenador das atividades, Carlos Roberto Ferreira "a prática do esporte como convivência social é uma forma eficiente de retirar crianças e adolescentes do convívio do ambiente das drogas e da violência em que, eventualmente, estão submetidas. A carência e a falta de oportunidades e de estímulos levam muitos deles ao crime ou a miséria social. Somos gratos ao Instituto Federal pelo apoio , colaboração e parceria".

Executores do Projeto

Fábio de Oliveira Santos – Preparador Físico