Notícias Notícias 2018 Capacitação
Capacitação

Estudantes participam de palestra sobre Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Competências.

DSC 0230Com o atual crescimento da concorrência no mercado de trabalho, bem como os desafios e dificuldades enfrentados por quem almeja um bom emprego, a preparação técnica e pessoal se mostra fundamental para o sucesso profissional. Pensando nisso, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu na tarde de ontem, 11/04, uma palestra sobre Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Competências, com o consultor em recursos humanos, Marcelo Cabral. O evento foi destinado aos alunos do primeiro ano do curso técnico em agropecuária e teve como objetivo a conscientização da importância das competências pessoais no campo profissional.

Marcelo Cabral abordou temas relacionados às atitudes comportamentais que interferem diretamente na seleção pelo mercado, além de definirem a permanência e o êxito do profissional. Segundo ele, os valores, princípios e comportamentos são adquiridos dentro da família, mas uma boa parte pode ser despertada por meio da sensibilização e demonstração da diferença que eles fazem. “Para os contratantes, as competências comportamentais são mais impactantes do que o conhecimento específico. Muitas vezes, a própria empresa oferece capacitação técnica. Entre dois candidatos, certamente, o que demonstrar melhores características interpessoais conseguirá se sobressair”.

Ele falou, também, sobre os problemas enfrentados pelo mercado  como: a falta de opção para contratar; a perda de bons profissionais; as dificuldades interpessoais; a velocidadeDSC 0248 de reposição de pessoas; o alcoolismo e as drogas que prejudicam os bons funcionários, acarretando uma demissão; dentre outros desafios. “Hoje o mercado tem avidez pelos profissionais da agropecuária. O que não tem acontecido com frequência é o encontro das reais necessidades das fazendas e empresas com as características oferecidas pelos recém formados”.

O coordenador do curso técnico em agropecuária, professor Vanderson Rabelo de Paula, acredita que o encontro seja fundamental para a formação dos discentes. “Vivemos em um cenário no mínimo estranho dentro do ensino profissionalizante. Temos os cursos, os estudantes, onde boa parte se forma. Mas o mercado, que necessita desse tipo de serviço, não é suprido. Precisamos despertar a importância de uma boa formação, não só técnica”.

Para a estudante Isadora Aparecida de Castro Fonseca, a palestra foi produtiva, com táticas e técnicas que servirão após a conclusão do  curso. “Ela nos auxiliou no nosso preparo, além de mudar certos conceitos que nos atrapalham fora daqui”.

Texto: Jacssane Andrade
Revisão: Camilo Barbosa