Notícias Notícias 2018 Campus na Mídia
Campus na Mídia

EPTV faz reportagem sobre encapsuladora do IFSULDEMINAS - Campus Machado.

WhatsApp Image 2018-04-009A partir de agora, o pequeno cafeicultor sul mineiro poderá encapsular seu produto graças a um projeto implantado pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado, em uma parceria com a FADEMA e Governo do Estado de Minas Gerais. A novidade atraiu a atenção da emissora de tevê afiliada à Rede Globo: EPTV Sul de Minas, que esteve na instituição ontem, 05/04, para gravações sobre o assunto.

A equipe realizou entrevistas com o coordenador do projeto, o professor Dr. Leandro Carlos Paiva, que falou sobre todo o processo de funcionamento da máquina e seus benefícios para região. Produtores da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam) e de Paraguaçu, que tem interesse em firmar parcerias com a instituição para usufruírem dos serviços de encapsulamento, também foram ouvidos. Todo o setor de café, como a torrefação, a máquina de encapsular, o depósito de café em grãos e a cafeteria foram filmados, demonstrando todo o desenvolvimento e investimento que o campus possui na área.

Clique aqui e veja a reportagem

*Obs: Informarmos que, diferente do que foi citado na matéria, o processo de encapsulamento não será de graça.

Saiba mais como irá funcionar o processo

Atualmente, o Instituto Federal de Machado presta serviços à comunidade na seleção, torra, moagem e empacotamento. O mesmo processo será feito produzindo pacotes com cápsulas, que podem levar as marcas personalizadas dos agricultores, com uma bebida nobre. “Para se adequar à nova demanda, os grãos não podem ter defeitos e devem ser de altíssima qualidade, gerando sabores diferenciados entre os frutados e caramelados. O primeiro lote de testes vem de uma campeã de concursos de Poços de Caldas. Sua doçura aproxima-se do doce de leite, com acidez pronunciada de erva-cidreira”, explica Leandro Paiva.
As cápsulas podem ser acondicionadas em latas plásticas transparentes, latas de papel cartonado e pacote plástico ouro, com custos variados.
Para participar, o produtor deve procurar o campus do Instituto Federal em Machado e inscrever-se. As melhores sacas serão beneficiadas a um custo competitivo e devolvidas para a comercialização.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo – SEGOV, apoiou a ideia destinando R$ 306 mil à compra dos equipamentos e de 11 máquinas Nespresso, usadas para degustação e exposição. O campus entrou com a infraestrutura e a mão de obra. Já a FADEMA, sem custos, fará a gestão do projeto. O modelo de cápsula Nespresso foi adotado porque a empresa não detém mais a exclusividade da patente.
Cooperativa Escola também oferecerá o produto

O campus Machado produz, em média, de 400 a 500 sacas de café/ano. De 100 a 150 são enviadas ao setor de torrefação. As demais são comercializadas na Coopama. Com o novo programa, parte dos grãos será transformado nas cápsulas com a marca D´agrotécnica que, hoje, já é comercializada em pacotes de meio kg em pó.

Texto: Jacssane Andrade
Revisão: Camilo Barbosa