PIBID

Bolsistas do PIBID Biologia do Campus Machado finalizam projeto após sete  anos de duração.

Na última quinta-feira, 01/03, os 20 bolsistas do Programa Institucional de incentivo à Docência (PIBID) - área de Biologia - finalizaram o projeto, após sete anos de atuação pelo Campus Machado. A cerimônia reuniu a Secretária Municipal de Educação, Márcia Ferri, a Diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Aline Manke Nachtigall, a Coordenadora Institucional do PIBID, Maria Aparecida Cangussu além de diretores e supervisores dos pibidianos das escolas estaduais atendidas.

Os grupos de bolsistas atuaram nas seguintes escolas estaduais de Machado: E.E. Paulina Rigotti, E.E. Gabriel Odorico, E.E Iracema Rodrigues, onde contribuíram na produção de material didático, iniciação científica, projetos socioambientais e no auxílio da prática docente.

O programa também aconteceu nos campi de Muzambinho e Inconfidentes e atendeu as escolas estaduais envolvendo 50 bolsistas matriculados em cursos de licenciatura em Biologia, Computação e Educação Física.

Nesse período, os bolsistas publicaram mais de 23 artigos científicos, apresentados em 11 congressos de destaque nacional. Participaram de 15 visitas técnicas educativas a museus e elaboraram e atuaram em teatros com temáticas voltadas à educação formal dos alunos de ensino fundamental e médio atendidos pelo programa.

O ex bolsista Duilio Caixeta atuou durante dois anos no programa. Em 2017 tomou posse no concurso do estado de Minas, para professor de Biologia, em Carvalhópolis. Para ele, “o PIBID foi importante por dar experiências na sala de aula e ter um olhar de inclusão e inovação na educação”.

Texto: Prof.a Ariane Borges

Revisão: Camilo Barbosa