Esporte

Equipes vencedoras dos Interclasses e Intercursos do campus Machado recebem premiação em café especial.

DSC 0551Na manhã de hoje, 07/12, as equipes campeãs e vices receberam os troféus e as medalhas, em um café especial, pela participação nos Jogos Interclasses e Intercursos do campus machado. Eles foram recebidos pelo diretor geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato e pela coordenadora geral de extensão, Lidiany dos Santos Soares. As atividades envolvem os estudantes do ensino médio integrado, no Interclasses e os do superior, no Intercursos, sendo promovidas pelo setor de esporte, sob coordenação dos professores Carlos Henrique Paulino e Eduardo Pereira Ramos.

Segundo o coordenador de esportes, Carlos Paulino, a ocasião marca o encerramento das ações esportivas em comemoração aos 60 anos do Campus Machado. “O esporte funciona como um plano de fundo no processo educacional dentro da escola. Por natureza, o ser humano tem um instinto competitivo e, dentro das atividades esportivas, aprendemos a educá-lo. Os participantes aprendem a lidar com as frustrações e a importância da dedicação e disciplina. Dentro da formação de humanas o esporte faz um trabalho completo. Além, é claro, da integração que proporciona.

O diretor Carlos Henrique falou sobre a importância dessa mobilização de toda a equipe dos esportes e da coordenação da extensão em torno das competições. “É uma satisfação muito grande realizarmos momentos como este. Durante os últimos anos estamos promovendo essas ações esportivas e percebemos um crescimento muito grande na participação dos alunos e da comunidade escolar. É uma prioridade nossa, pois traz muitos benefícios na socialização e no relacionamento deles. Isso, com certeza, tem um ganho muito grande no processo educacional”.

Para o professor Eduardo, o momento é de integração. “É a hora da confraternização e premiação depois de terminar as competições. A recompensa”.
Tales Henrique Gonçalves, do 2º ano técnico em agropecuária, participou do vôlei masculino e foi vice campeão. Para ele os jogos são uma válvula de escape da pressão da sala de aula. “Ela muda um pouco a nossa rotina, além de desenvolver outros aspectos. O esporte me fez crescer muito! Dentro de quadra aprendemos coisas para a vida, não são só habilidades ou medalhas. São experiências que nos fazem crescer”.

Já a discente do 1º ano técnico em agropecuária, Jenifer Lorrayne dos Santos Oliveira, participou do futsal feminino e foi campeã. “Os jogos são fundamentais porque treinamos e podemos mostrar um pouco do que aprendemos. Ainda temos uma comunhão entre os outros cursos”.

Texto: Jacssane Andrade

Fotos: Diêgo Souza