Palestra

Servidor do Campus Machado faz palestras para estudantes sobre os valores da família.

IMG 20171130 084353048Nos dias 28, 29 e 30/11 os alunos do curso técnico em agropecuária tiveram palestras ministradas pelo servidor do campus, Sebastião Rabelo de Carvalho, conhecido por todos como “Tiba”. Natural de Carvalhópolis, com 60 anos e há 22 trabalhando na instituição, falou sobre a importância da família e das relações interpessoais. A ação foi promovida pelo professor Alexandre Tavares.

Tiba acredita que foi escolhido para essa missão devido a seu modo de agir com os colegas e com a família, já que duas de suas filhas trabalham no IF. Para ele, o objetivo dessas ações foi resgatar o valor da família e das relações que são construídas ao longo da vida. “A família é tudo na vida de uma pessoa. Tenho percebido a carência dos nossos adolescentes em relação ao convívio familiar. Muitas vezes, participei de momentos de desabafos da parte deles, onde me contavam sobre seus problemas com os pais, companheiros, irmãos, enfim. Para uma base familiar forte, o respeito e o amor devem vir em primeiro lugar. Hoje em dia, muitos valores se perderam e não podemos deixar isso acontecer”.

Segundo uma de suas filhas, Dayanna Martins de Carvalho, o apoio do pai foi essencial na sua formação. “Papai sempre me apoiou em tudo e a ele devo toda a minha realização. Tudo o que sou e os valores que carrego devo a ele e a minha mãe, que sempre foram a base da minha vida. Crio meus filhos da maneira que fui criada e, espero, sinceramente, que esses ensinamentos possam passar por todas as gerações da minha família.”

Tiba falou também de como os meios de comunicação influenciam na convivência social. “Hoje vemos que o contato entre os jovens está cada vez mais frio. Frisei muito a questão do uso excessivo do celular. De deixar de conversar pessoalmente com quem, muitas vezes está perto, para mandar uma simples mensagem ao invés do “tete a tete”. A televisão também mudou muita coisa. Antigamente, ao anoitecer, as famílias se reuniam e cada um ia contar uma coisa do seu dia. Também havia os dias de visita a casa de amigos em busca somente de uma boa conversa. Depois da tv isso não acontece mais”.

Ao perguntarmos sobre as relações interpessoais, Tiba falou sobre o valor de um abraço e de uma boa educação. “Eu não tenho vergonha de dizer: eu adoro abraçar as pessoas! Um abraço muda tudo. Muitas vezes vejo colegas que chegam bravos e eu logo vou abrindo os braços e aquela situação já se transforma. A forma com que lidamos com as pessoas interfere diretamente em como elas vão reagir. Um bom dia, uma boa tarde é necessário para as nossas relações”.

Casado há 32 anos, três filhos e dois netos são frutos dessa união. Confessa que quando completou 25 anos de casado, se casou novamente e se casaria quantas vezes sua mulher quisesse. Atribui o sucesso dessa união ao respeito e ao companheirismo. “Para uma relação dar certo, os dois tem que abrir mão de muita coisa. Deve haver respeito, confiança, amor ... Tudo tem que ser feito juntos. Ciúmes e orgulho nem pensar. Essas coisas só trazem destruição”.

Depois de muito contribuir com o trabalho, Tiba está próximo de se aposentar e ressaltou o amor que tem pela escola. “Por mim eu ficaria aqui para sempre; mas vejo que não tenho mais a mesma energia. Daqui eu levarei muita saudade. Essa escola é minha vida. Tenho paixão por isso. Foi aqui que conquistei tudo o que eu tenho. Fiquei imensamente feliz por poder passar um pouco da minha experiência aos alunos”.

Texto: Jacssane Andrade

Revisão: Camilo Barbosa