Notícias Noticias 2017 Livro 60 anos
Livro 60 anos

Campus Machado celebra o lançamento de seu livro sobre os 60 anos e faz inaugurações.

DSC 0194Em meio a tantas comemorações dos 60 anos do IFSULDEMINAS - Campus Machado, na tarde de ontem, 27/11, foi o momento de celebrar o lançamento do livro que conta a história da instituição, além de oficializar as inaugurações de reformas em diversos setores.

A obra: “Campus Machado - 60 anos de tradição e desenvolvimento” teve como objetivo resgatar a sua história. Para sua elaboração, foi designado o desafio à então professora de História, Natiele Rosa de Oliveira e ao jornalista do campus, Camilo Barbosa. Ele está dividido em duas partes: a primeira retrata um pouco da história, desde a doação das terras para sua construção, passando pelos meandros políticos e evolução, até chegar aos dias atuais. Já a segunda parte traz 18 entrevistas com servidores e ex-servidores, contando suas trajetórias na escola, bem como diversos causos interessantes e engraçados. A parte fotográfica contou com o apoio das ex-servidoras Maria Aparecida Dias e Regina Botazzini, juntamente, com o colaborador Diego Souza, no levantamento, identificação e seleção de todo o material. A organização, recebimento e seleção de documentos e arquivos ficou por conta da então colaboradora, Wanessa Martins Dias. Já o projeto gráfico da capa foi feito pela publicitária, Jacssane Andrade. O trabalho foi concretizado com o apoio de uma parceria público-privada. Dentre os parceiros estão: Asseaf, Coetagri, Coopama, Coopfam, FADEMA, Giro Agro, JFW, Sinasefe e Unimed.

Segundo o Diretor Geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, o livro partiu de um desejo de contar um pouco da história do campus e, também, dos servidores. “É mais um presente que o campus e toda a nossa comunidade acadêmica recebe”. Representando o Reitor, Marcelo Bregagnoli, o Pró-reitor de extensão, Cléber Ávila Barbosa, ressaltou a quantidade de ações que o campus se propôs a fazer neste ano de comemoração. “Todos os eventos institucionais foram sediados aqui, juntamente com tantas outras atividades que ocorreram em decorrência dos 60 anos. Foi um desafio muito grande. Mas, sem dúvidas, todas as expectativas foram superadas. Hoje, finalizamos com chave de ouro”.

DSC 0238Uma das autoras, a professora Natiele Rosa de Oliveira, falou sobre sua participação. “Foi uma experiência muito importante. Acho que é fundamental que os servidores e alunos conheçam um pouco mais da trajetória da instituição em que estudam e trabalham. E, para mim, pessoalmente, foi muito bom ter este contato com a história do campus. Espero que o livro sirva não só como um elemento comemorativo, mas que seja também um instrumento de reflexão e crítica sobre sobre as heranças deixadas pelo passado para a formação da instituição hoje.

Para a Coordenadora Geral de Extensão, Lidiany dos Santos Soares, o lançamento marca as comemorações que aconteceram durante 2017. “É um marco, até porque no livro encontramos histórias dos alunos e servidores. Eu o vejo como algo que vai ficar guardado para sempre”.

A cerimônia marcou, também, a inauguração simbólica de algumas reformas e conquistas realizadas em 2017. Foram entregues o prédio da Coordenação Geral de Assistência ao Educando, que passou por ampla reforma, em seus 220 metros quadrados. Houve troca dos rebocos, da parte elétrica e hidráulica, captação e condução de água pluvial, instalação de dry wall, rede de dados e pintura. O setor de Piscicultura, em seus 90 metros quadrados, teve a troca do madeiramento e telhado, além de novas janelas e piso. O entreposto de mel também passou por revestimento e foram feitas calçadas. Foram adquiridas 10 bicicletas com chips de localização e já construídos cinco bicicletários na Fadema, Coetagri e CGE. Serão instalados outros 10. A secretaria escolar, em seus 150 metros quadrados, sofreu reforma geral no reboco, parte elétrica, troca de janelas, piso, instalação de dry wall e rede de dados, além de pintura. O campus Machado implantou, ainda, um novo sistema de geração de energia. São cinco bases de produção, compostos por painéis fotovoltaicos, caixa de junção, cabeamento e inversores. Eles foram montados nos prédios de salas de aula da administração, estacionamento no setor I e prédio dos laboratórios de Informática, no Setor II. O sistema foi comprado em parceria com a Reitoria do IFSULDEMINAS e custou R$ 467.438,56. Com o investimento, espera-se economizar entre 8 e 10 mil reais por mês, o que representa aproximadamente 25% do consumo total do campus.

Texto: Jacssane Andrade

Revisão: Camilo Barbosa