Notícias Noticias 2017 Arte e Cultura
Arte e Cultura

3º Festival de Arte e Cultura reúne alunos e servidores dos diversos campi do IFSULDEMINAS em Machado.

DSC 0098O Campus Machado, durante os dias 22, 23 e 24/11, recebe a terceira edição do Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS, promovido pela Pró-reitoria de Extensão. A abertura aconteceu na noite de ontem, 23/11. A Diretora Geral substituta, Aline Manke, deu as boas vindas aos participantes e o Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer do IF, Fabiano Fernandes da Silva, representou a Pró-Reitoria de Extensão no início dos trabalhos. O Festival foi aberto com o Coral enCanto, de Inconfidentes; o Espetáculo de improviso: meus pêsames, da Cia. de Improvisação Cênica, do campus Pouso Alegre; a apresentação do Grupo de Dança IFormation, de Passos e o The Power Dance, de Poços de Caldas.

As ações têm  como objetivo fomentar as práticas artísticas e culturais, promover a iniciativa, a criatividade e ampliar as relações interpessoais, com o intercâmbio entre os campi e a comunidade. Neste ano, são  43 apresentações acontecendo no campus e, também, na Escola Estadual Dom Pedro I. Dentre elas: grupos de dança, musicais, teatro, ginástica e artes corporais, capoeira e exibição de curtas.

DSC 0311Para a professora e uma das organizadoras do Festival, Letícia Sepini, o evento é a coroação dos projetos  desenvolvidos durante todo o ano. “É importante, pois ele fomenta o gosto pela cultura e valoriza os envolvidos. Há, também, a interação entre os alunos e servidores. Eu costumo dizer que o mundo não existiria sem a arte.O homem a criou por necessidade emocional e espiritual. Hoje, temos a oportunidade de difundi-la, já que antes, esse era um privilégio das classes mais altas”.
O estudante de comunicação visual do campus Passos, Paulo Henrique Oliveira Santos, faz parte do grupo Quintal, que começou com uma ação dos docentes, que criaram um espaço aberto, em que  durante os intervalos há apresentações musicais. “O festival é muito interessante, pois, compartilha os IFs. Nos dá a chance de fazer novas amizades. É um movimento cultural que simboliza muito para instituição”.
Já para Rafael Borges de Souza, estudante de biologia e integrante do grupo de teatro do campus Machado, a arte trouxe  a desinibição e o controle de suas emoções. “A escola não é só feita de matérias como o português e a matemática. A cultura influencia o modo de aprendermos e desenvolve o nosso intelecto. É importante difundi-la”.

Texto: Jacssane Andrade

Revisão: Camilo Barbosa