Notícias Noticias 2017 Band no Campus
Band no Campus

Equipe da Band MG faz reportagens sobre Moçambicanos e setor de equinocultura do campus Machado.

DSC 0298-001A Band MG, por meio do programa Brasil Rural, mais uma vez esteve no campus Machado para diversas reportagens. Durante a manhã, a equipe conversou com a comitiva de docentes moçambicanos, instalados na instituição para capacitarem-se. A atividade faz parte de um programa do governo africano, com apoio do MEC/SETEC, CONIF e do IFSULDEMINAS, nesta primeira fase.

A Band explorou aspectos históricos de Moçambique que, até 1975, esteve ligada a Portugal. Conquistada a independência, os moçambicanos entraram em uma guerra civil em 1977, o que só teve fim em 1992. De lá para cá, com um país democratizado, inicia-se a reconstrução em todas as formas, inclusive a educação. O programa visa capacitar os professores/agrônomos para que sejam multiplicadores em seu país de origem, contribuindo para a agricultura local.

Durante as gravações o campus recebeu a visita surpresa do Embaixador de Moçambique, Manuel Tomás Lubisse, e do Reitor, professor Marcelo Bregagnoli, que também foram entrevistados.

DSC 0956Setor de equinocultura

Na sequência visitaram o setor de equinocultura e falaram sobre a alimentação e o manejo adequados com os cavalos, para se evitar males como a cólica e problemas de má digestão. Também gravaram sobre os processos de casqueamento e ouviram alunos e a professora responsável pela área.

Festival de Música Sertaneja

DSC 0966Na parte da tarde, o bloco Prosa Musical contou com a participação da dupla Thom e Thiago e com o presidente da FADEMA e idealizador do Festival de Música Sertaneja do Sul de MG, Luciano Olinto Alves. Eles falaram sobre o evento, que acontece em Machado nos dias 23 e 24/9, reunido dezenas de artistas da música raiz. A dupla ainda interpretou diversas modas de viola. Acesse os programas do Brasil Rural pelo link https://www.youtube.com/channel/UCrnysFBNcAnpJBSYBp76NuQ/videos

Texto: Ascom Machado

Fotos e Edição Joomla: Diêgo Souza