Notícias Noticias 2017 Moçambique no campus
Moçambique no campus

IFSULDEMINAS – campus Machado recebe 30 docentes de Moçambique para capacitação.

DSC 0165O campus Machado recebeu nesta manhã, 11/09, 30 docentes de ensino técnico e profissional das áreas de Agricultura e Mecanização de Moçambique, na África. Eles ficarão 12 dias instalados na instituição de ensino e participarão de aulas práticas em diversas áreas. A ação faz parte de um programa de Reforma da Educação Profissional para o desenvolvimento daquele país, que definiu o setor agrário como prioridade. O convênio foi firmado pelo governo africano com o CONIF, em parceria com a Rede Federal e apoio do SETEC/MEC e a Agência Brasileira de Cooperação.

O objetivo é capacitá-los com conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização, para que sejam fomentadores das novas técnicas junto às suas instituições de ensino. O conteúdo dos cursos prevê aulas, palestras e visitas técnicas em setores de mecanização agrária, solos, sanidade animal e vegetal, irrigação, agroprocessamento, sistemas de produção e extensão.

DSC 0071Segundo o professor Sérgio Pedini, da equipe de coordenação do CONIF, a comitiva passará inicialmente por um nivelamento sobre a situação social e econômica do Brasil, para se inteirarem melhor do país. Durante quatro meses visitarão diversas unidades, sendo divididos em quatro grupos. “A importância do trabalho de internacionalização volta-se à Rede Federal com um todo, em uma aproximação com o governo de Moçambique, o que é mais tradicional entre as universidades e vem sendo melhor trabalhada há alguns anos pelos IFs.

O agrônomo Aurélio Leopoldo dos Santos é o representante da Autoridade Nacional de Educação Profissional de Moçambique. “Nosso objetivo é melhorar nosso potencial no saber-fazer. Temos a preparação teórica, mas precisamos nos apoderar da parte prática. São 30 agrônomos ao todo, que serão divididos em 10 províncias, nas quais temos os institutos agrários. Queremos que sejam multiplicadores em todas as escolas. O projeto nos abre muitas perspectivas e uma visão mais global de mundo”.
O diretor geral do campus, Carlos Henrique R.Reinato, destacou que ‘é uma satisfação muito grande receber a comitiva nesta cooperação. É uma honra Machado, dentro do IFSULDEMINAS, ser a primeira entre centenas de instituições a recepcioná-los e contribuir com o conhecimento técnico de que dispomos”.

DSC 0159A participante Rainha da Ascensão Magalhães explicou que prentede conseguir ferramentas que possam responder às necessidades de seu país. “As práticas e técnicas de agricultura de lá são rudimentares. Nosso intercâmbio vem para que possamos contribuir para a melhoria da atividade dentro das comunidades de Moçambique”.

A agrônoma Telma Andrade disse que “muitas das vezes tem os equipamentos e ferramentas, mas não sabem como usá-los para melhorar o sistema produtivo”.

O moçambicano Delfim Francisco Gil contou que “trabalha em um centro de transferência de tecnologia. Temos muitos equipamentos e laboratórios, mas não os usamos corretamente, pois nos falta a prática que queremos adquirir aqui. Pretendo atuar na área de irrigação e técnicas de conservação da água, que é um dos grandes problemas que temos”.

Já Osvaldo Venâncio Veremos “tem a expectativa de aprender mais, em especial sobre análise de solos, a área em que atua. Temos aparelhos modernos, mas não os utilizamos em benefício de nossas comunidades e produtores rurais”.
Durante 12 dias eles serão recebidos no campus Machado, com visitas aos campi de Muzambinho e Inconfidentes, além de Cooperativas como a Coopfam e Cooxupé. Eles terão o suporte direto de um dos técnicos locais: Antonio Carlos Estanislau. “Já vivi na África e me sinto lisonjeado e agradecido por poder participar dessa atividade que me foi destinada pela direção. É outra cultura e poderemos apresentar a nossa realidade, principalmente nos setores produtivos”.

Texto: Ascom Machado

Fotos e Edição Joomla: Diêgo Souza