Reciclagem

Comissão de Coleta Seletiva Solidária do campus promove palestra sobre reciclagem de resíduos sólidos.

Na última quinta, 31/8, aconteceu uma palestra preparada e ministrada pelas acadêmicas de Licenciatura em Ciências biológicas e também bolsistas do PIBID, Ana Carla Pereira e Dara Pereira, sobre  a reciclagem dos resíduos sólidos gerados no campus e encaminhados para a Associação Machadense de Resíduos Sólidos (AMARE). A ação visou cumprir uma das metas da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, atendendo ao Decreto nº 5.940/2006, que é a formação continuada das funcionárias de serviço geral do Campus Machado.
Novas palestras serão realizadas  com toda a comunidade escolar: alunos, servidores e  funcionárias contratadas responsáveis pelo setor de limpeza do campus. Neste primeiro momento, foram reunidas as colaboradoras de serviço geral, para informá-las sobre a importância da manutenção da coleta seletiva solidária implantada desde 2013 na instituição.
Segundo a professora Ariane Borges, “o objetivo é informar e sensibilizar as funcionárias sobre o projeto e capacitá-las quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis, que devem ser corretamente descartados nos coletores apropriados para o recolhimento quinzenal da AMARE”.
Para a docente Karla Palmieri Tavares, o IFSULDEMINAS obteve destaque como uma das instituições mais sustentáveis do mundo e a gestão dos resíduos sólidos é um dos critérios que fortalecem as ações de proteção ambiental na comunidade acadêmica. “Além da capacitação, destacamos a importância da coleta seletiva solidária, que prevê ações socioambientais voltadas aos catadores de materiais recicláveis”.

Texto e Fotos: Jacssane Andrade (Informações Ariane Borges)
Revisão: Camilo Barbosa
04/09/2017