E-book

Docente do IFSULDEMINAS - campus Machado participa de produção de E-book sobre educação.

Livro MicheleA professora do campus Machado, Michele Correa Freitas Soares, participou da produção do e-book Avaliação: diferentes processos no contexto educacional, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Contextos relacionados a aprendizagem, da UNIVÁS e cadastrado no CNPQ. Trata-se da compilação de 13 pesquisas sobre à perspectiva da Avaliação Educacional. O livro aborda a questão da avaliação escolar sob diferentes enfoques. Foi escrito em parceria com pesquisadores de várias instituições de ensino (públicas e particulares) como: UNICAMP, UNESP, UNB, Universidade do Minho - Portugal, e UNIVÁS da qual Michele é acadêmica do doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.

Ela escreveu o capítulo 9 em parceria com a docente Rosimeire Borges. “Nele, tratamos da avaliação realizada com professores do ensino fundamental I, sobre o uso de softwares educativos como auxiliares no processo de ensino aprendizagem. Foi um estudo exploratório, em que os educadores participaram de minicursos ministrados por nós, com o uso de softwares educativos. Eles expuseram suas angústias, dificuldades e resistências frente ao uso das tecnologias digitais em sala de aula”, explicou Michele.

A obra foi editada pela Navegando Publicações, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) da UNICAMP. Está cadastrado na Agência Brasileira da International Standart Book Number - ISBN - da Fundação Biblioteca Nacional desde abril de 2016, voltada à divulgação de e-books gratuitos para download na Área da Educação.

“Concluímos que apenas equipar as escolas com recursos computacionais, mas não capacitar adequadamente os mestres e oferecer condições estruturais para realizarem esse trabalho, impossibilitará a efetivação do uso dos recursos tecnológicos como auxiliares na aprendizagem”, concluiu.
O e-book pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://www.editoranavegando.com/avaliacao-diferentes-process

Texto: Michele Correa Freitas Soares
Revisão: Camilo Barbosa