Página inicial > Notícias > Biofábrica de Joaninhas

Biofábrica de Joaninhas

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 14h05 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 14h17

Alunos de Biologia e Agronomia realizam visita técnica à Biofábrica de Joaninhas em Belo Horizonte (MG)

IMG 20240415 WA0022No dia 10 de abril, quarta-feira, 17 estudantes dos cursos superiores de Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas, sob coordenação da professora Lêda Gonçalves, realizaram uma visita à Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Com o objetivo principal de promover a troca de experiências e informações sobre pesquisas, a visita possibilitou aos alunos ampliarem a compreensão sobre o uso do combate biológico no controle de pragas específicas do café.

A Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos funciona como um laboratório, onde os insetos são criados com dieta e temperaturas controladas, alimentados e colocados para acasalar. Além disso, os ovos e larvas recebem cuidados especiais para completar o ciclo até atingirem a fase adulta. A Biofábrica cria insetos que ajudam de forma biologicamente adequada, sem o uso de agrotóxicos, no controle de outros organismos que atacam hortas e plantas.

Para a professora Leda, a oportunidade de compartilharIMG 20240415 WA0018 ideias e adquirir novos conhecimentos é sempre bem-vinda. “Queríamos conhecer a experiência de outras pessoas e viemos conhecer e aperfeiçoar nosso conhecimento. Achei o laboratório ótimo pois, por mais experiências que a gente ache que tenha, tem muita coisa nova para aprender.”

"As discussões sobre o controle biológico foram esclarecedoras e destacaram a importância de abordagens sustentáveis para o manejo de pragas agrícolas", relatou a estudante Cynthia Gabrielle de Souza, do curso de Agronomia.

Segundo a aluna, a viagem possibilitou não apenas adquirir conhecimento, mas também encontrar inspiração para pensar de maneira inovadora e enfrentar os desafios agrícolas. "Estou muito grata pela oportunidade e ansiosa para aplicar o que aprendi em meus estudos e futuras experiências profissionais", comentou.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte