Página inicial > Notícias > 15° Computer on The Beach

15° Computer on The Beach

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 10h46 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 10h53

Jovens talentos de Sistemas de Informação expõem trabalho no 15° Computer on The Beach, em Balneário Camboriú

fotoCamisetaComputerEntre os dias 10 a 13 de abril, as alunas Emily Ferreira e Dayane Ferreira, do curso de Sistemas de Informação, acompanhadas pelo professor Matheus Franco, participaram do 15° Computer on The Beach. O evento, que neste ano ocorreu em Balneário Camboriú (SC), é um encontro técnico-científico proposto para reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação com o objetivo de discutir tendências de pesquisa e mercado.

O tema desta edição foi “Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Durante o evento, as estudantes participaram de sessões técnicas, workshops sobre Ciências de Dados, apresentações de pôster, dentre outras ações.

Dayane e Emily publicaram o trabalho intitulado "Meninas na Computação: Relato de Experiência do Projeto Meninas Digitais do IFSULDEMINAS - Campus Machado", sobre a criação do Grupo Assistido de Pesquisa e Extensão (GAPE) Meninas Digitais, do qual fazem parte, destacando as atividades já realizadas e suas metas.

Clique para saber mais sobre o evento!

Para a estudante Emily, é importante promover e ampliar a quantidade de publicações produzidas por mulheres, especialmente levando em conta a baixa representatividade feminina, com uma ênfase adicional na escassez de publicações de mulheres negras. “Foi muito bom e muito bem organizado. Valeu a pena cada palestra e sessão de pôster que assisti, além de poder interagir com as meninas de outras cidades e de outros cursos relacionados.”

Dayane considerou o evento excepcional, repleto de palestras e workshops inspiradores. “As conversas e trocas que tivemos durante toda a sexta-feira, no programa das Meninas Digitais, foram momentos inspiradores que guardarei com carinho”. A aluna reforçou seu interesse em investigar a presença das mulheres negras na área da tecnologia.“Sou grata a todos os envolvidos por essa oportunidade e estou ansiosa para aplicar os novos conhecimentos adquiridos."

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor Matheus Eloy Franco