Página inicial > Notícias > NAF na Praça

NAF na Praça

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2024, 15h49 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 16h03

Equipe do NAF oferece consultoria gratuita no centro de Machado

6fdb6dc4 472a 43e7 9feb fdd06e595317No dia 04 de abril, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) montou um estande na Praça Antônio Carlos para oferecer consultoria gratuita sobre a regularização cadastral do CPF e a declaração do Imposto de Renda (IR). Os serviços do Núcleo são direcionados a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais e organizações da sociedade civil.

Ao longo da manhã, sete estudantes do curso superior de Administração realizaram 114 atendimentos. Os  integrantes do NAF auxiliaram os cidadãos a consultarem a situação atual de seus CPFs por meio do site da Receita Federal, prática importante para evitar possíveis atividades fraudulentas, como a abertura de contas ou a realização de compras sem o seu conhecimento.

Para o estudante Marcos Vinicius Garroni, diretor de Atendimentos e Eventos do NAF,  “a conscientização sobre os tributos é fundamental, pois, muitas pessoas, especialmente aquelas que não têm familiaridade com questões fiscais, se sentem perdidas ou confusas em relação à finalidade dos tributos“, comentou.

A estudante Julia Ferreira de Souza adquiriu novos conhecimentos após realizar um curso sobre declaração do imposto de renda. “Desenvolvemos habilidades de comunicação abordando as pessoas, e habilidades técnicas realizando consultas de status de CPFs.”

O professor Nivaldo Bragion, coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), avaliou a ação como bem-sucedida, enfatizando a relevância de compartilhar conhecimentos e promover a educação fiscal entre as pessoas “Meus agradecimentos aos envolvidos, especialmente aos alunos, cuja dedicação e entusiasmo foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa. Que possamos continuar promovendo eventos como este, que visam capacitar e beneficiar nossa comunidade de forma tão significativa.”

Imposto de renda

O prazo para envio da declaração anual do Imposto de Renda 2024 à Receita Federal seguirá até 31 de maio. Este processo pode ser feito pelo próprio contribuinte. O programa está liberado para download desde o dia 12 de março, e pode ser obtido no site da Receita (Clique aqui), mas necessita de algumas orientações para preenchimento da declaração, que podem ser obtidas em consulta ao NAF.

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com o objetivo de oferecer serviços fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda. Através do NAF, é possível promover a qualificação de futuros profissionais, além de disponibilizar a prestação de serviços para os cidadãos regularizarem seus CPFs e declararem o Imposto de Renda.

Para mais informações sobre a regularização do CPF e a declaração do Imposto de Renda, os interessados podem entrar em contato com o NAF online através do Instagram: https://www.instagram.com/naf.ifsuldeminasmachado/ Presencialmente, o NAF atende no Campus Machado, em uma sala no Prédio da Coordenadoria Geral de Produção e Pesquisa (CGPP).

Texto: Assessoria de Comunicação