Página inicial > Notícias > Fórum Agronegócio

Fórum Agronegócio

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 14h17 | Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 07h58

1º Fórum Econômico de Tecnologia do Agronegócio recebe representantes do segmento

30

O Grupo de Estudos em Tecnologia do Agronegócio (GETA), do IFSULDEMINAS - Campus Machado, promoveu o 1º Fórum Econômico de Tecnologia do Agronegócio. O evento ocorreu no dia 27 de novembro, às 19h, no Espaço Sociocultural, e contou com a participação de alunos do Técnico em Agropecuária, além dos cursos superiores em Agronomia, Zootecnia e Administração. Ao todo, o Fórum recebeu mais de 130 pessoas.

Coordenado pelo professor João Paulo Barbieri, a ação foi aberta a toda a comunidade acadêmica e reuniu representantes do agronegócio local, como Virgílio Palmeira, agrônomo e proprietário da Palmeira Agro; Cleyton Oliveira, agrônomo e sócio-fundador da Terra Fértil; o agricultor Fábio Caixeta, do Grupo Campo Redondo; Luís Alberto Berteli, diretor comercial da Coopama; e André Veiga, professor do Campus Machado.

Participaram do evento o reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa, professor Carlos Henrique Reinato; a diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke; a diretora de Pesquisa do Campus Machado, professora Dalilla Rezende; o diretor de Extensão do Campus Machado, professor Pedro Carvalho, além do vereador André Carvalho de Vilhena.

O fórum foi uma oportunidade de discussão de desafios que impactam o setor agrícola brasileiro. Entre os temas abordados, esteve “A importância do Agronegócio para a Economia Brasileira". Na ocasião, foram analisados os desafios causados pelo custo-Brasil e seus impactos diretos no agronegócio, bem como as dificuldades relacionadas ao acesso tecnológico, profissionais qualificados e disponibilidade de linhas de crédito.

13De acordo com a estudante de Zootecnia e integrante do GETA, Nadiny Caroline Cruz, o papel central desempenhado pelas cooperativas na cadeia produtiva do agronegócio ganhou destaque na discussão, além da influência positiva na otimização dos processos e no incentivo à sustentabilidade.

Outro tema destacado pela aluna foi a análise dos fatores externos e internos que impactam a atividade agroindustrial, buscando compreender as dinâmicas complexas que moldam esse setor estratégico. A tributação na cadeia produtiva do agronegócio também gerou reflexões sobre os desafios fiscais enfrentados pelo segmento.

O GETA proporcionou um espaço para a troca de conhecimentos e experiências. Para o professor João Paulo, o que mais chamou a atenção foi a interação entre estudantes de cursos diferentes, profissionais dos setores produtivos do Campus e também externos que contribuíram com as experiências de mercado. “A interação foi muito boa porque complementou o conhecimento de todos eles, principalmente do técnico em Agropecuária, que está iniciando os estudos”.

Os representantes do agronegócio compartilharam experiências e propostas concretas para ajudar a impulsionar o desenvolvimento sustentável do agronegócio diante dos desafios contemporâneos. “O Brasil não é o país do futebol, o Brasil é o país do agronegócio”, comentou a professora Dayane Moreira, que foi aplaudida pelos participantes. Ao final do evento, houve sorteio de brindes.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da estudante Nadiny Caroline Cruz