Página inicial > Notícias > Minifazenda na TV

Minifazenda na TV

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 11h38 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 12h10

Minifazenda do Campus Machado é destaque na EPTV/Sul de Minas: reportagem mostra interação com minianimais no projeto "Aprendendo com as Diferenças"

1No dia 29 de outubro, a EPTV/Sul de Minas produziu uma reportagem especial sobre a Minifazenda do IFSULDEMINAS - Campus Machado, exibida no quadro “EPTV Visita”. O projeto é mantido pelo Grupo de Assistência em Minianimais de Produção (Gamap), coordenado pela professora Renata Maculan, e envolve estudantes do curso superior de Zootecnia e do Técnico em Agropecuária.
Durante a reportagem, foi mostrada a visita dos participantes do projeto “Aprendendo com as Diferenças”, da Apae de Machado. A Minifazenda, junto a outros setores produtivos, recebe semanalmente participantes desse projeto, além de alunos de escolas da região.

A atração é especialmente apreciada pelas crianças devido à interação com os pequenos animais. “Sabemos que o contato humano com os animais traz inúmeros benefícios, sejam eles físicos, psicológicos, motivacionais, entre outros, especialmente para pessoas com deficiências”, destacou a professora Renata.

Matérias na mídia playEm funcionamento desde 2021, o espaço foi projetado para abrigar minianimais, pois são “visualmente mais atrativos, dóceis e fáceis de manejar, podendo ser acariciados, além de não gerarem medo nas pessoas, o que pode ocorrer com os grandes animais”, explica a professora.

Atualmente, a Minifazenda abriga 14 animais de 6 espécies diferentes (aves, coelho, suíno, caprino, equino e asinino). Doze estudantes que integram o GAMAP são responsáveis por todas as atividades do setor, desde os cuidados básicos com os animais até o acompanhamento nas visitas e eventos em que a Minifazenda participa.

O local está aberto à visitação mediante agendamento prévio. Para marcar uma visita, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (35) 3295-9735 ou (35) 99207-5322. Mais informações estão disponíveis no perfil @gamap.if no Instagram.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado