Página inicial > Notícias > Campanha: Novembro Azul

Campanha: Novembro Azul

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 09h51 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h03

Campus Machado em azul: Ações para a campanha “Novembro Azul” promovem conscientização sobre saúde masculina

20231121 133147Durante todo o mês de novembro, a Coordenação de Assistência ao Educando (CGAE) e o curso Técnico em Enfermagem promoveram uma série de atividades para a campanha "Novembro Azul".

O campus foi decorado com materiais representativos da campanha. Em 21 de novembro, uma tenda foi montada nas instalações da escola, onde os estudantes de enfermagem realizaram a medição da pressão arterial, glicemia capilar, altura e IMC. Além disso, foram distribuídos folhetos informativos e laços azuis, símbolos da campanha.

A enfermeira do Campus Machado, Rubia de Paiva, concedeu uma entrevista à rádio Estação Cultura FM em 22 de outubro, em que discutiu a conscientização sobre o câncer de próstata. Segundo a profissional, um dos maiores desafios relacionados à mobilização do tema é o tabu em torno do exame de toque. Ela acredita que uma maneira eficaz de contribuir com a conscientização sobre o assunto é promover "mais campanhas de divulgação sobre um estilo de vida saudável e a realização de exames periódicos, visando detectar o câncer precocemente".

Para o estudante Matheus Carlos da Silva, do curso Técnico em Enfermagem, a campanha foi uma oportunidade para sanar dúvidas sobre o câncer de próstata e destacar a existência de outros exames além do toque. Ele relata que, antes de ingressar na área da saúde e compreender os riscos, também tinha tabus em relação ao exame de toque.

“É sempre uma experiência muito enriquecedora, pois ajuda a esclarecer sobre este tema que ainda é tabu entre os homens”, conta o estudante Florêncio Matheus Siqueira Ferraciolli. Para ele, é gratificante contribuir para os cuidados com a saúde, realizando a medição da pressão, glicemia, altura e IMC.

O Novembro Azul é um movimento global que promove diversas ações durante o mês, visando reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. A maioria dos afetados tem mais de 50 anos e possui histórico da doença em familiares de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado