Página inicial > Notícias > Visita ao Porto Seco

Visita ao Porto Seco

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 11h13 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 11h50

Integrantes do NAF realizam viagem técnica ao Porto Seco de Varginha

IMG 1799Os alunos do 6° período de Administração, integrantes do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) - Campus Machado, acompanhados pelos professores Nivaldo Bragion e Adelino Freire, realizaram uma visita técnica ao Porto Seco, localizado na cidade de Varginha.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento desse grande centro logístico, considerado um dos maiores do Brasil. "Ficamos impressionados com a estrutura e a organização do local, responsável por movimentar milhares de toneladas de mercadorias anualmente", relatou a estudante Brenda Cristina dos Santos Rocha. Ela também expressou sua gratidão ao pessoal do Porto pela recepção calorosa e pela oportunidade de aprendizado. "Essa visita técnica foi extremamente produtiva e enriquecedora."

Porto Seco

O Porto Seco Sul de Minas, com meio século de história, iniciou como prestador de serviços de armazenagem e movimentação de cargas. Trata-se da primeira Estação Aduaneira do Interior do Brasil, operando há cerca de 30 anos.

O Porto Seco é licenciado como Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA), oferecendo capacidade para armazenamento e movimentação de cargas gerais, químicas e aquelas sujeitas à aprovação do MAPA e da Anvisa. Além disso, abriga escritórios administrativos de importantes órgãos, como Ministério da Agricultura, Anvisa e Receitas Federal e Estadual.

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do Campus Machado é a 41ª unidade implementada pela Receita Federal na região. O NAF funciona nas dependências do Campus Machado, Prédio da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, e oferece serviços fiscais e contábeis gratuitos voltados às pessoas físicas e jurídicas de baixa renda.

A unidade é coordenada pelo professor Nivaldo Bragion e integra estudantes do curso de Administração que se organizam para prestar serviços à comunidade. Os estudantes participam de eventos e promovem ações para divulgação dos serviços oferecidos, como a tenda que será montada na quarta-feira, 29 de novembro, das 08h às 12h na Praça Antônio Carlos, em Machado, para Orientação de Regularização de CPF e MEI.

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado