Página inicial > Notícias > X Semana da Administração

X Semana da Administração

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 09h45 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 11h09

X Semana da Administração atrai estudantes do técnico e do superior de diversos cursos

DSC 0772Entre os dias 26 e 29 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou a tradicional semana do curso de Administração. Estudantes dos cursos técnicos e superiores de Administração e diversos outros cursos participaram das palestras e minicurso oferecidos na programação da 10ª edição do evento, que contou com quase 450 inscritos.

A Semana da Administração tem como objetivo estimular a participação dos alunos em atividades que possam complementar a formação da sala de aula, preparando-os para o mercado de trabalho e contribuindo para a melhoria do desempenho pessoal e profissional. A organização é dos alunos do cursos superior de Administração, sob coordenação das professoras Adriana Dendena e Dayanny Lopes, além do apoio da empresa IFMAC Jr.

Gestão de Pessoas nas Organizações; Marketing Digital; Investindo no Amanhã: o caminho das finanças inteligentes; Empreendedorismo PET; Patentes Verdes; Empreendedorismo e Inovação; Saúde Mental e Setembro Amarelo; Volkswagen: Administração no Laboratório de Grash Test foram os temas das palestras. Os estudantes também participaram de um minicurso sobre técnicas de oratória.

A psicóloga Janaina Cougo, gerente de Recursos Humanos do Grupo Penha, compartilhou sua experiência em gestão de pessoas no dia a dia de empresas. Aos futuros administradores, a palestrante explicou que existem ferramentas para ajudar a desenvolver um bom ambiente organizacional e apontou como a gestão de pessoas pode impactar positivamente. Ao final, Janaina propôs uma dinâmica aos alunos para demonstrar como as pessoas têm comportamentos diferentes.

No minicurso de Oratória, Alan falou sobre estratégias de comunicação para falar em público. Ele explicou que muitas técnicas utilizadas em treinamentos não funcionam na prática, como falar na frente do espelho ou ter um objeto em mãos no momento, pois isso acaba deixando a pessoa ainda mais nervosa e pode distrair a plateia.

DSC 0709Érica de Fátima Oliveira, estudante do 8° período de Administração, considerou os temas das palestras e do minicurso importantes para o crescimento profissional. A palestra sobre Gestão de Pessoas nas Organizações foi a que mais encantou a estudante.

A palestrante Tainara Tavares registrou sua participação nas redes sociais. “Pra mim é uma tarefa que coloquei no coração: falar da minha profissão com verdades, ética e profissionalismo. Aliás, ali estariam dezenas de pessoas ingressando em um curso, ou encerrando.”

Halana Helena Carvalho Correia cursa o 4° período de Administração e conta que organizar a Semana da Administração foi um desafio, porém gratificante. “Dirigir um evento não é fácil, são inúmeros desafios, mas com certeza é uma experiência incrível. Agradecemos a todos que estiveram presentes”.

Para a professora Adriana Dendena, a X Semana de Administração trouxe “palestras bem variadas, dinâmicas e produtivas.” A equipe organizadora conseguiu ampliar os patrocinadores desta edição, estendendo a programação de três para quatro dias de palestras, além realizar o sorteio de diversos brindes aos participantes.

“Os alunos organizadores mostraram envolvimento e dedicação desde o início”, conta a professora Dayanny Lopes. Ela explica que a atividade faz parte da disciplina Extensão I e que um grande evento demanda trabalho em equipe e habilidades inerentes à ação realizada.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Machado