Página inicial > Notícias > Documentário - Neapo

Documentário - Neapo

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 09h39 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h00

Documentário sobre a trajetória das mulheres na luta pela terra é lançado durante o encerramento da 10ª edição da JURA do Sul de Minas

lançamento do documentário na lida na luta resistencia e ternura foto 01 créditos tatiana plensIntegrantes do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado, realizaram, no sábado, dia 16 de setembro, o lançamento do documentário “Na lida, na luta, resistência e ternura: trajetória do Coletivo de Mulheres Raízes da Terra”. A atividade foi realizada durante o encerramento da 10ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) do Sul de Minas Gerais, na Escola Popular de Agroecologia Eduardo Galeano, no acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio/MG.

Produzido por meio do projeto “A trajetória das mulheres na luta pela terra no sul de Minas” financiado pelo edital da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS nº 95/2022, o documentário foi idealizado durante a comemoração de 10 anos de existência do NEAPO, em 2022, com o objetivo de registrar a história das mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Sul de Minas Gerais, a partir do Coletivo Raízes da Terra, e fortalecer e evidenciar o protagonismo feminino na defesa da reforma agrária popular.

A atuação das mulheres do Coletivo Raízes da Terra se deu em todas as etapas do projeto, desde a elaboração da proposta inicial até o lançamento, sendo este realizado com a participação de uma bolsista do NEAPO, de pesquisadores do IFSULDEMINAS - Campus Machado e de militantes do MST, por meio da concepção do documentário como instrumento didático-pedagógico e da metodologia da história oral.

No lançamento, a exibição foi antecedida por uma apresentação da servidora do IFSULDEMINAS - Campus Machado, Nathalia Brant, e seguida por uma fala de agradecimento de Dona Ricarda, educadora popular, integrante do Setor de Educação do MST e uma das entrevistadas no documentário. “Existe algo melhor na vida da gente do que o reconhecimento? Vocês reconheceram. A todos os envolvidos, os não envolvidos, os que vão conhecer o que acabamos de ver aqui, o meu muito obrigada. Esse trabalho lindo de cada profissional, cada aluno, cada professor, que atuou aqui, é dom, que vocês tem e que colocaram a serviço da comunidade”, celebrou a educadora.

Texto: Assessoria de Comunicação Polo Agroecológico

Fotos: Tatiana Plens

O documentário está disponível na plataforma Youtube.